Porto de Maputo prevê manusear 30 milhões de toneladas de carga este ano  

86

- Publicidades -

O Porto de Maputo, prevê manusear, até o fim do presente ano, cerca de 30 milhões de toneladas de carga, pouco mais de três milhões de toneladas a mais em relação ao período homólogo de 2022 em que se manuseou 26.7 milhões.

Os dados foram divulgados pelo Director Executivo da Sociedade de Desenvolvimento do Porto de Maputo (MPDC – Sigla em Inglês), Osório Lucas, discursando, segunda-feira, 20/11, no distrito de Moamba, província de Maputo, na cerimónia de inauguração do Parque de Gestão de Trânsito de Pessene.

“Nos últimos anos, desde 2021, temos estado a assistir um crescimento contínuo de volume, e cada vez maior afluxo de camiões pela N4. No ano passado, o porto de Maputo registou um total de 26.7 milhões de toneladas de carga e, este ano, prevemos manusear aproximadamente 30 milhões de toneladas de carga”, disse Lucas.

Acrescentou que “destes 30 milhões de toneladas de carga que esperamos manusear este ano, 67% vem através da estrada e pela N4”.

O Director Executivo da Sociedade de Desenvolvimento do Porto de Maputo, explicou que nos últimos anos, o volume de maneio de carga no Porto de Maputo tem incrementado. A título de exemplo, em 2021 foi atingida a marca das 22 milhões de toneladas, marco quebrado em 2022 quando se registou um recorde chegando a quase 27 milhões de toneladas, uma subida de 22,7 por cento.