O Porto de Maputo atingiu novo patamar com volume recorde de 31,2 milhões de toneladas, crescimento de mais de 16% em relação ao ano anterior.
A Sociedade de Desenvolvimento do Porto de Maputo (MPDC) anunciou os seus resultados anuais, destacando um crescimento significativo em várias métricas, consolidando a sua posição como um dos principais motores económicos da região.
Dos 31,2 milhões de toneladas movimentadas, cerca de 25 milhões foram constituídas por minérios diversos, nomeadamente crómio, ferrocrómio, magnetite, carvão, minério de fosfato, vanádio, titânio, cobre, vermiculite, entre outros.
O manuseamento destas cargas reflecte a estratégia de diversificação em que o Porto de Maputo tem apostado nos últimos anos, afirma Osório Lucas, Director-Executivo da MPDC. Um ponto a destacar é a distribuição mais equilibrada dos volumes transportados.
Enquanto 61% foram movimentados por via rodoviária, 39% foram transportados por via ferroviária, indicando um aumento significativo de 8,4% na utilização do caminho-de-ferro em relação ao ano anterior, estabelecendo assim também um novo recorde para o Porto de Maputo.
O crescimento sustentável do corredor de transporte continua a ser uma preocupação para a MPDC.
Embora haja um crescimento na movimentação ferroviária, a procura do Porto tem crescido exponencialmente e por isso vamos continuar a trabalhar com os CFM para procurar um maior equilíbrio entre a carga ferroviária e rodoviária, explica o Director Executivo.
Outra das medidas adoptadas pela MPDC durante 2023 para mitigar o congestionamento rodoviário foi a abertura do Parque de Gestão de Tráfego de Camiões em Pessene, inaugurado em Novembro.
O aumento substancial do volume de carga tem tido um impacto directo no valor das taxas fixas e variáveis pagas ao Governo de Moçambique.
Neste contexto, o Porto de Maputo contribuiu com mais de 41 milhões de dólares (excluindo impostos e dividendos aos accionistas), o que representa um crescimento de 29% face ao ano anterior.
Este aumento financeiro consolida o contributo económico do Porto para o desenvolvimento do país. O ano de 2023 foi também marcado por uma forte aposta na cultura moçambicana.
As várias celebrações associadas ao Porto de Maputo (20.º aniversário da concessão à MPDC, 120 anos do Porto de Maputo em parceria com os CFM e o final do ano em parceria com a Rádio Moçambique) foram assinaladas com espectáculos musicais únicos, acessíveis ao público em geral, com uma forte aposta em músicos e artistas nacionais.
A componente de investimento social incluiu o apoio a Kanyaka, com a participação na reabilitação da embarcação de transporte de passageiros e o investimento no projecto executivo que permitirá iniciar as obras de reabilitação da ponte-cais de Kanyaka em 2024.