Moçambique vai escapar ao ‘default’ apesar das dificuldades para pagar dívidas

6 145

- Publicidades -

A Bloomberg Economics indica que Moçambique não vai entrar em incumprimento financeiro (default) apesar das dificuldades para pagar as suas dívidas.

Na verdade, nenhum país africano, destacando-se igualmente o Quénia e Angola, estão na mesma situação, aliás, são os três países com mais dificuldade para pagar as dívidas, segundo o Notícias ao Minuto.

Dizem os analistas da Bloomberg que existem vários países vulneráveis no que se refere ao pagamento de dívidas, “mas não pensamos que nenhuma nação vá entrar em ‘default’; mesmo as três economias mais arriscadas – Moçambique, Quénia e Angola – podem evitar o destino do Gana e da Zâmbia”, que já entraram em ‘default’.

“Moçambique, Quénia e Angola estão entre os 10 países mais arriscados, mas um olhar mais de perto sobre estes países mostra fatores mitigadores em cada um deles”, acrescentam os analistas, vincando que “a maturidade do próximo título de dívida em Moçambique é em 2031, o Quénia tem o apoio do Fundo Monetário Internacional e o petróleo está a dar espaço de manobra a Angola”, avança.

O risco de incumprimento é geral no continente africano, especialmente na região subsaariana, as devido elevadas taxas de juros, a depreciação das moedas, o abrandamento do crescimento e o aumento dos preços das importações.

A Bloomberg Economics diz que apesar de Moçambique ser um país arriscado, o facto de cerca de 40% da dívida externa ser concessional, ou seja, a preços melhores que os do mercado, e de ter um programa do Fundo Monetário Internacional, ajudam o país a dar segurança aos investidores.

Além disso, acrescentam, “a dívida comercial moçambicana é muito baixa, já que os 900 milhões de dólares em títulos de dívida em moeda externa (Eurobonds), que valem 7% da dívida externa, só são devidos em 2031”.

A favor de Moçambique joga também o facto de o rácio da dívida face ao PIB ter descido de 126%, em 2016, no auge do escândalo das dívidas ocultas, para 90% do PIB actualmente, e ainda “a perspectiva dos investimentos no sector do gás natural, que deverá aumentar as receitas do Governo, de 0,1% este ano para 0,9% do PIB em 2028”.

Já, em Angola, é o petróleo que dará espaço de manobra, com a Bloomberg Economics a dizer que é o petróleo “a salvar Angola”.

A vulnerabilidade de Angola “advém dos seus elevados custos para servir a dívida, que deverão aumentar no seguimento da desvalorização do kwanza em cerca de 40% face ao dólar nos últimos três meses”, escrevem os analistas.

Apesar disso, salientam, “os elevados preços do petróleo dão ao país um grande espaço de manobra”, e a economia voltou a crescer em 2021 depois de cinco anos de recessão.

“O crescimento aumentou para 2,8% em 2022 face aos 1,1% de 2021, o que ajudou a fortalecer os esforços de mobilização de receitas, mudou o rácio do saldo orçamental face ao PIB para um excedente e trouxe a dívida pública face ao PIB para menos de 100%”.

6 Comentários
  1. Sherry Diz

    Hello there! Do yoou uuse Twitter? I’d llike too followw you if that would be okay.
    I’m undoubtedly enjoyingg yiur bloig andd lookk foward too nnew posts.

  2. specodegdaoptom.ru Diz

    Производитель спецодежды в Москве спецодежда москва (specodegdaoptom.ru)
    – купить оптом спецодежду.

  3. Shannan Diz

    Fabtastic beeat ! I wish to apprentice while you
    amend our website, hoow could i sbscribe ffor a bloog weeb site?

    Thee accpunt helped mee a accetable deal. I haad besn a
    littke bit acquainted oof thiss your broadcasst provided bright clear idea

  4. ai-porn.click Diz

    Your style iss soo unique compareed to othewr people I’ve read stuff from.
    Thanks for posting hen you’ve goot thhe opportunity,
    Guess I’ll just bookmark thgis page.

  5. https://Ry.chinabest.xyz Diz

    Pretty! Thiis has been an incrediby wonhderful post. Thank you for
    supplying thbis information.

  6. lihat disini Diz

    It is the best time to make some plans for the longer term and
    it is time to be happy. I’ve read this put up and if I may just I want to suggest
    you some attention-grabbing issues or suggestions.
    Maybe you could write subsequent articles relating to this article.
    I desire to learn more things approximately it!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.