Lucros da Toyota registam uma queda 43% no último trimestre de 2025

O maior construtor automóvel japonês, a Toyota anunciou esta sexta-feira uma queda de 43% no lucro trimestral e informou que o diretor financeiro, Kenta Kon, vai assumir os cargos de diretor executivo e de presidente. construtor automóvel japonês, a Toyota anunciou esta sexta-feira uma queda de 43% no lucro trimestral e informou que o diretor financeiro, Kenta Kon, vai assumir os cargos de diretor executivo e de presidente.

No trimestre de Outubro a Dezembro, o lucro do grupo atingiu 1,25 biliões de ienes (6,8 mil milhões de euros), abaixo dos 2,19 biliões de ienes registados em igual período do ano anterior, escreve o Observador citando um comunicado da empresa.

Nos nove meses até Dezembro, a Toyota registou uma quebra de 26% no lucro, para 3,03 biliões de ienes (16,1 mil milhões de euros), face aos 4,1 biliões de ienes, apesar de as vendas terem aumentado quase 7%, para 38 biliões de ienes (205,3 mil milhões de euros), contra 35 biliões de ienes no ano anterior.

Ainda de acordo com mesma fonte, as vendas globais de veículos nos nove meses subiram para 7,3 milhões de unidades, face a cerca de 7 milhões, com aumentos no Japão, América do Norte e Europa.

Kon, considerado próximo do presidente do conselho de administração, Akio Toyoda, neto do fundador, afirmou que as pessoas na Toyota são responsáveis, mas tendem a ser relutantes em mudar, porque trabalharam muito para montar o sistema atual, quando precisam de ser mais ágeis.

Sediada na cidade de Toyota, no centro do Japão, a empresa manteve a previsão de lucro para o conjunto do ano fiscal em 3,57 biliões de ienes (19,3 mil milhões de euros), menos 25% face ao ano anterior. As ações da Toyota subiram 2% após os anúncios.

“Para que a Toyota continue a avançar na transformação numa empresa de mobilidade, é necessário não só reforçar a colaboração dentro do setor, como também alargar parcerias para lá da indústria”, referiu a empresa em comunicado.

Compartilhar:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Newsletter

Ao clicar no botão Inscrever-se, confirma que leu a nossa Política de Privacidade.
PUBLICIDADE