HlOYASE – Marca de roupa inspirada na arte de Malangatana levada oficialmente ao público no dia dos heróis moçambicanos
A Fundação Malangatana, em parceria com a produção do Mozambique Fashion Week (MFW) lançou oficialmente, esta quarta-feira (3) – Dia dos Heróis Moçambicanos, a marca Hloyase, uma marca de roupa inspirada nas pinturas do conceituado artista plástico moçambicano Malangatana.
Trata-se de uma colecção de roupa criada pela estilista Shaazia Adam, num conceito jovem, fresco, em estampas e pronto a vestir, toda ela feita com tecidos que se adaptam à temperatura moçambicana e do continente africano, em geral, designadamente: viscose, linho e algodão.
A colecção africana, 100% moçambicana, que foi apresentada pela primeira vez na última edição do MFW, em 2020, será totalmente comercializada em espaços digitais, com entrega ao domicílio, adoptando a nova forma de estar imposta pela pandemia da Covid-19, que obriga as pessoas a ficarem em casa para travar o crescimento da pandemia no País.
As peças da ‘Hloyase’ estarão, entretanto, em exposição no Balcão Premier do Absa Bank Moçambique, na cidade de Maputo, por um período de dois meses, iniciados a 03 de Fevereiro, dando continuidade a um projecto do Banco que visa a promoção das artes e cultura moçambicana e a visibilidade do trabalho dos artistas numa altura difícil e que exige readaptação.
O Director Geral da DDB Moçambique, organizadora do MFW, Vasco Rocha, explicou que o dia escolhido para o lançamento da marca justifica-se pelo facto de Malangatana ter atingido, através do seu trabalho, o estatuto de Herói Nacional.
“Malangatana fez da sua arte um veículo de transmissão das ideias dos moçambicanos. Através dela lutou pela libertação de Moçambique do jugo colonial português e, após a independência elevou o nome do país além-fronteira. É uma homenagem que coincide com o ano em que celebraria o seu 85º aniversário natalício. Com esta colecção, queremos igualmente transmitir aos artistas nacionais a mensagem segundo a qual devem inovar e criar, num momento em que a reinvenção é sinónimo de sobrevivência”, referiu.
O Administrador Delegado do Absa Bank Moçambique, Rui Barros, afirma que o casamento entre as obras do Malangatana e o mundo da moda, para além de ser uma forma original de diálogo, possibilita que as relações entre os dois mundos se tornem mais próximas e mais frequentes.
“Para quem conhece a obra do grande Malangatana é impensável associar este grande criador ao mundo da moda. Mas como a arte é livre, hoje orgulhamo-nos de apresentar esta marca 100% moçambicana, o que representa uma grande honra para a nação. É um incremento de peso nas marcas nacionais e temos bastante orgulho em contribuir para a sua divulgação”, afirmou.
Mutxhini Ngwenya, filho mais velho de Malangatana Valente Ngwenya e membro da Fundação Malangatana afirmou que Hloyase é “uma nova forma de relembrar Malangatana, vestindo as novas gerações de cultura e arte e enaltecendo a sua memória”.
Hloyase é o nome da mãe de Malangatana, musa das criações do artista. A homenagem ao ícone da cultura moçambicana surge no ano em que, se fosse vivo, completaria 85 anos de idade.
Refira-se que este projecto criado com o intuito de dar vida ao nome do grande herói da cultura conta com o apoio institucional do Ministério da Cultura e Turismo.