Graduadas 26 mulheres empreendedoras na 10ª edição do Femtech

283

A ideialab, em parceria com a Embaixada do Reino dos Países Baixos e a RVO- Agência Empresarial Holandesa, graduou, na última semana, 26 mulheres que participaram na 10ª edição do FemTech.

O programa tem como principal objectivo apoiar o desenvolvimento de negócios de mulheres empreendedoras de todo o país, actuando como acelerador de micro e pequenos negócios, focando-se no crescimento de negócios e no desenvolvimento pessoal de mulheres empreendedoras.

A cerimónia de graduação, que se realizou na Embaixada do Reino dos Países Baixos, em modelo híbrido, contou com a participação de mulheres das províncias de Maputo, Sofala, Tete, Nampula e Cabo Delgado.

A 10ª Edicao do Femtch, que decorreu em formato 100% online, iniciou em Fevereiro e, ao longo de quatro meses, as participantes tiveram acesso a workshops, diversas ferramentas de trabalho e sessões de business advisory de forma a puderem estruturar o plano de crescimento dos respectivos negócios.

Em simultâneo, as cursantes tiveram a oportunidade de integrar sessões conduzidas por especialistas em negócios, onde aprenderam matérias relacionadas com liderança, marketing digital, parcerias e negociação, e sessões dirigidas por entidades legais como a Autoridade Tributária, BAÚ, INAE e INSS.

“Estamos felizes com os resultados alcançados nesta edição, sentimos que conseguimos chegar a mais mulheres de diferentes pontos de Moçambique e em áreas de negócio diversificadas. Foi inspirador ver a dedicação que estas mulheres deram aos seus negócios bem como o apoio mútuo entre elas que já começou a gerar algumas parcerias entre as participantes desta edição”, adiantou Ilka Saide, Gestora do Projecto Femtech.

As participantes desta edição pertencem a 15 áreas de negócio diferentes, nomeadamente a área de consultoria e prestação de serviços, comunicação e marketing, serviços de limpeza, gestão de resíduos, venda de materiais de educação e formação, entre outras.

Ao concluírem o programa, as participantes estão agora inseridas na Rede femmies, uma rede de mulheres composta por cerca de 223 mulheres empreendedoras de edições anteriores que actuam em 18 áreas de negócios.

O FemTech é implementado pela ideialab desde 2014 em Moçambique e tem actualmente como parceiros a Embaixada do Reino dos Países Baixos e a RVO- Agência Empresarial Holandesa. É um projecto destinado a mulheres a partir dos 25 anos que tenham negócios no mercado há pelo menos dois anos.