Governo pretende estender concessão do Porto de Maputo

159

- Publicidades -

O Governo está em negociações com a Sociedade de Desenvolvimento do Porto de Maputo (MPDC), concessionária, para o estabelecimento dos termos e condições visando a extensão do contrato de concessão por um período de vinte e cinco anos.

Neste contexto, a concessionária deverá, nos próximos tempos, realizar investimentos adicionais avaliados em cerca de dois biliões de dólares norte-americanos, com vista a aumentar a capacidade de manuseamento de carga.

Para efeito, o Executivo acaba de conferir poderes ao ministro dos Transportes e Comunicações para negociar com o MPDC os termos e condições da adenda ao contrato de concessão.

A informação foi avançada ontem, em Maputo, pelo porta-voz do Conselho de Ministros, Filimão Suaze, no final da 39.ª Sessão Ordinária do órgão, que debateu e apreciou várias propostas sobre as actividades do Executivo.

Com um total de 1058 metros de área de atracação composto pelos cais 6, 7, 8 e 9, o MPDC tem estado, nos últimos tempos, a investir na aquisição de novos equipamentos, bem como em trabalhos de ampliação do recinto portuário.

O Conselho de Ministros aprovou, ainda, a proposta de lei que regula as micro, pequenas e médias empresas.