O Estado moçambicano pretende revitalizar o corredor logístico da Beira, na província de Sofala, e para o efeito conta com alinhamento da cooperação bilateral com o Zimbabwe no domínio dos transportes.
Com efeito, o Ministro dos transportes, Mateus Magala, está naquele país vizinho onde, amanhã, vai aprofundar as decisões tomadas pelos presidentes dos dois países sobre o assunto.
“Vamos aqui discutir como podemos integrar as duas linhas férreas para que os comboios possam circular nos dois países. Como podemos nos assistir mutuamente nas questões de salvamento em acidentes. E também nos transportes rodoviários entre este país e o nosso, e além-fronteiras” referiu Magala, citado pela Rádio Moçambique
Moçambique pretende que o Zimbabwe e outros países da região apoiem na redução dos custos para o manuseamento de mercadorias.
“Trabalhamos juntos para melhorar a nossa infraestrutura nacional, mas também a região. Podemos integrar as duas economias usando a infraestrutura de transporte como um pivô para catapultar essas oportunidades”, disse Magala.
Além daquelas notas de debate, Moçambique tem interesse em buscar financiamento para a implementação do sistema de paragem única na fronteira de Machipanda, na província de Manica.