Eni procura parceiro para novas perfurações offshore na Bacia do Rovuma

5.974

- Publicidades -

A petrolífera italiana Eni está à procura de um parceiro para realizar novas perfurações offshore junto à Área 4, na Bacia do Rovuma, na província de Cabo Delgado, no próximo ano.

De acordo com o jornal Notícias, a petrolífera, que já explora gás natural com o projecto Coral Sul, vai contratar uma plataforma para perfurar, complementar e avaliar quatro poços.

A Eni partilhou as informações na quarta-feira (13), sem, no entanto, avançar os objectivos do plano. Sabe-se, porém, que a concessionaria da Área 4, no Rovuma, tem na agenda planos para a instalação de uma segunda plataforma flutuante de exploração de gás natural ao largo da Costa norte de Moçambique. Este plano é tido como o método mais eficiente para maximizar as potencialidades da área.

Segundo a fonte acima citada, a instalação de uma segunda plataforma está sujeita à aprovação do Governo, e estima-se que a mesma tenha um custo de sete mil milhões de dólares.

De acordo com a Eni, a nova estrutura, que possivelmente comece a produzir no segundo semestre de 2027, terá uma profundidade de água nominal de três mil metros e uma perfuração mínima de 5500 metros.