DPCT de Maputo traça estratégias para alavancar o sector turístico

O Sector do Turismo na Província de Maputo apresenta um cumulativo de 2.333 estabelecimentos turísticos e, decorrente da pandemia da Covid 19, estiveram encerrados 1.020 estabelecimentos de restauração e bebidas, num universo de 1825, salas de dança e agências de viagem (com destaque para 994 Bares, Quiosques e barracas; 5 contra 20 agências de viagens; 21 salas de dança); onde a cidade da Matola detém uma soma de 65% do total.
Destaca-se as áreas afectadas, sendo os serviços de   restauração e bebidas, correspondente a 97%, alojamento, em 1%, as salas de dança, Agências de viagens correspondem a 2%, e foram igualmente afectados 1.598 postos de emprego directos dos quais mais de 93% já foram restituídos pelo relaxamento das medidas restritivas.
Estes dados estatísticos foram avançados pelo director da Cultura e Turismo, Lúdgero Gemo, durante a sua intervenção no fórum empresarial dado recentemente, inserido no quadro das comemorações das bodas de ouro da cidade da Matola , cujo lema foi, transformação digital para o bem servir.
Gemo acrescentou ainda que o Turismo é dos sectores mais severamente afectados e, restaurar a confiança na mente dos viajantes e na protecção dos empregos e meios de subsistência, tem sido  uma das estratégias traçadas para alavancar o sector do turismo  mais seguro e resiliente.  “Apostar no turismo doméstico como um imperativo nacional e sustentáculo da indústria turística”, referiu.
Pelo que para consubstanciar estes objectivos, o director da Direccao Provincial da Cultura e Turismo de Maputo, junto a sua equipa, está a fazer o mapeamento dos atrativos culturais e turísticos, incluindo a definição de roteiro e rotas. Com isto,  sensibilizar os operadores turísticos a criarem e promover pacotes turísticos acessíveis e a respectiva divulgação.
Ressalte-se que a Direcção da Cultura e Turismo está  a promover Maputo como destino turístico preferencial, traduzida por acções de marketing e venda da imagem da Província na sua diversidade.

Compartilhar:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Newsletter

Ao clicar no botão Inscrever-se, confirma que leu a nossa Política de Privacidade.
PUBLICIDADE