Banco Mundial investiu 7,1 mil milhões de dólares na última década em Moçambique

4.916

O Banco Mundial (BM) aprovou cerca de 7,1 mil milhões de dólares norte-americanos em projectos de desenvolvimento em Moçambique na última década. A informação foi avançada por Elvis Langa, director interino da instituição em Moçambique.

E segundo o director interino do Banco Mundial no nosso país, os investimentos foram realizados na produção de energia, construção de infra-estruturas, agricultura, finanças públicas, desenvolvimento municipal e resiliência às mudanças climáticas.

“O total dos projectos aprovados nos últimos 10 anos é de 7,1 mil milhões de dólares norte-americanos. Os projectos ocorrem nas áreas de energia, estradas, agricultura, educação, entre outras”, disse Elvis Langa, citado pela Agência de Informação de Moçambique (AIM), a margem da apresentação do Relatório de Avaliação do Programa do Banco Mundial em Moçambique.

Sobre a avaliação, um documento que analisa a importância da assistência do Grupo Banco Mundial em Moçambique face aos desafios que o país enfrenta, onde são apontados desafios ligados a fraca coordenação de prioridades internas com vista a melhorar a qualidade da intervenção, a ausência de diagnóstico de base para conduzir as reformas prioritárias, bem como a corrupção e a influência das elites no Estado, a fonte entende tratar-se de um documento que vai ajudar a melhorar os procedimentos.

Langa, diz que o documento é um mecanismo para olhar o país por dentro, tendo em conta que a actuação do Banco Mundial é sempre em coordenação com o Governo, bem como compreender da melhor forma o impacto das intervenções do Banco, reconhecendo que, parte das recomendações apontadas pela avaliação já estão a ser cumpridas no quadro da parceria como o governo para o período 2023-2027.