O Access Bank Mozambique acaba de doar mais de mil livros a duas escolas localizadas nas cidades de Chimoio e Nacala, nas províncias de Manica e Nampula, respectivamente. A acção faz parte do projecto contínuo de apetrechamento de bibliotecas, iniciado em Junho de 2022, com o objectivo de contribuir para o desenvolvimento da educação junto das camadas mais jovens.
Este ano, a iniciativa abrangeu um total de mais de dez mil e trezentos alunos da Escola Secundária de Tembwe, em Chimoio, e da Escola Secundária de Nacala. Os livros foram distribuídos igualmente entre os dois estabelecimentos de ensino, numa colaboração com a Alcance Editores.
O director da Escola Secundária de Tembwe, Simão Charamba, destacou a importância da iniciativa do Banco, referindo que “estas doações não enriquecem apenas as bibliotecas das escolas, abrem também novas oportunidades de aprendizagem aos alunos, fazendo verdadeiramente a diferença no meio escolar”.
Marco Abalroado, Administrador-Delegado do Access Bank Mozambique, afirmou que “o Banco pretende, com esta oferta, continuar a contribuir para o desenvolvimento da educação das camadas mais jovens e estimular o hábito de leitura entre os alunos”. “À semelhança de outros programas como o dos Graduados, a oferta de livros demonstra claramente que o Access Bank acredita no poder transformador da educação e está comprometido em apoiar iniciativas de promoção do acesso a materiais educativos de qualidade”. “Esperamos que os livros enriqueçam as bibliotecas das duas escolas e inspirem os alunos a alcançarem o seu pleno potencial académico e pessoal”, afirmou ainda Marco Abalroado.
Até ao momento, já foram entregues mais de três mil livros que abrangeram mais de trinta e duas mil crianças e jovens.
O Access Bank Moçambique está comprometido em continuar a apoiar iniciativas que promovam a literacia dos mais novos. Nos últimos anos, o Banco tem apostado na capacitação e formação de jovens através de vários projectos e programas, na área da educação.