O Absa Bank Moçambique foi reconhecido, pelo segundo ano consecutivo, como a “Melhor Instituição Financeira no Empoderamento das Mulheres em Moçambique 2024”. A distinção foi atribuída pela prestigiada revista britânica Global Banking & Finance Review. Este reconhecimento reflecte os esforços contínuos do Banco na promoção do empoderamento feminino, criando um ambiente inclusivo e favorável ao desenvolvimento e retenção de talentos.
Hanifa Hassangy, Directora de Capital Humano do Absa Bank Moçambique, refere que “este prémio evidencia os esforços do Banco em cumprir com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, especialmente o número 5, de alcançar a igualdade de género e empoderar todas as mulheres e raparigas. “Procuramos construir uma sociedade mais inclusiva e sustentável”.
Nos últimos dois anos, o Absa implementou diversos programas de capacitação para mulheres. Em 2022, lançou o programa “EmpowerHer” com masterclasses e diálogos sobre preconceitos inconscientes, liderança inclusiva, alianças, sustentabilidade e promoção mútua. Em 2023, orientou o programa “IgniteHer”, focado no desenvolvimento de confiança, liderança contextual, autocuidado e construção de relações. Este programa também envolveu líderes organizacionais, colaboradores do sexo masculino e gestores de linha para promover mudanças sustentáveis no ambiente de trabalho.
Além disso, o Absa Bank participou no programa “Dare to Lead”, que desenvolve competências de coragem como compreensão da vulnerabilidade, vivência de valores, desafio da confiança e aprendizado contínuo. Ainda em 2023, liderou o programa “Masedi – Creating Inspiration and Success”, que forneceu ferramentas práticas para as mulheres levarem as suas carreiras ao próximo nível, abordando temas como domínio pessoal, marca pessoal, resiliência e gestão de stakeholders.
Actualmente, no âmbito do plano estratégico 2023-2025, cerca de 40% das mulheres em posições de liderança intermédia no Banco estão a frequentar uma pós-graduação em competências de liderança, que inclui temas como liderança servidora, comunicação assertiva, gestão bancária e agilidade na tomada de decisões.
Adicionalmente, o Absa Bank Moçambique criou o Fórum Mulher que, embora não seja um programa de capacitação, promove um espaço seguro para que mulheres e homens partilhem experiências e ideias, incentivando o desenvolvimento da mulher profissional.
O Absa Bank Moçambique reconhece o empoderamento feminino no ambiente profissional como uma decisão estratégica para o sucesso dos negócios, por acreditar no potencial que as mulheres podem oferecer no ambiente de trabalho, incluindo habilidades de liderança únicas, perspectivas valiosas e talentos inovadores.
Este reconhecimento da Global Banking & Finance Review reafirma o compromisso do Absa Bank Moçambique com a promoção da igualdade de género e o empoderamento das mulheres, contribuindo para o crescimento económico e social sustentável do país.