Vodacom treina raparigas em tecnologias nas escolas públicas

227

A edição 2023/2024 do programa Code Like a Girl da Vodacom, arrancou com a formação piloto de 75 raparigas das escolas secundárias Josina Machel e Noroeste 1, em Maputo, em programação básica e desenvolvimento web. Prevê-se, no total, a capacitação de mais de 1000 raparigas em todo o país.

A Vodacom Moçambique lançou oficialmente este programa em 2017, para o treinamento de raparigas em Tecnologias de Informação e Comunicação, nas escolas públicas do país, visando despertar o interesse nas raparigas do ensino secundário pelos cursos nas áreas de STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática).

“Esta iniciativa é parte do investimento social da Vodacom, através da qual pretendemos criar equilíbrio na força de trabalho entre homens e mulheres em áreas tidas como do domínio dos homens. Queremos desafiar essa ideia de que há trabalhos só para homens, e uma das formas é trazer esta experiência de programação nas escolas, para, a partir da base, envolvermos a rapariga nas áreas técnicas”, destacou Kátia Meggy, Directora de Recursos Humanos da Vodacom Moçambique, sublinhando, de seguida, que “esperamos que neste processo algumas destas meninas ganhem gosto por este tipo de áreas e nós, depois, vamos dar o passo a seguir, que é apoiá-las na sua formação e a entrar no mercado do trabalho. Essa é a nossa visão, para garantir a igualdade de oportunidades para todos”.

Desde o lançamento do programa, em 2017, até ao momento, já foram treinadas pouco mais de 700 meninas em diferentes estabelecimentos de ensino secundário do país, com destaque para as escolas abrangidas pelo programa Faz Crescer, por reunirem condições em termos de equipamento informático. Em cada estabelecimento de ensino, são seleccionadas pelo menos 40 raparigas para uma formação intensiva de criação de um website básico usando HTML, CSS e JavaScript.

O programa Code Like a Girl tem por objectivo apoiar as raparigas no desenvolvimento de um conjunto de habilidades em matérias de programação, bem como expô-las a carreiras nas áreas de Ciências, Tecnologias, Engenharia e Matemática.