Vale desenvolve pesquisa arqueológica para preservação do património cultural e histórico de Moatize
A Vale Moçambique está a promover uma pesquisa arqueológica no distrito de Moatize, província de Tete, com o objectivo de recuperar artefactos que ajudem a reconstruir a história dos antepassados daquela região mineira.
A empresa pretende, desta forma, contribuir para o enriquecimento do acervo histórico da região onde opera, trazendo ao conhecimento público dados que sejam relevantes para compreender o modus vivendi das populações que outrora ocuparam aquela área do país.
Os arqueólogos que estão a fazer a pesquisa têm vindo a encontrar diversos objectos, com destaque para material feito de cerâmica antiga e contemporânea. As descobertas indicam que os achados estejam ligados às comunidades que ali viveram entre os anos 1950 até a actualidade.
Segundo o analista de Arqueologia José Monteiro, “foram encontrados frequentemente artigos de cerâmica antiga e objectos pessoais das comunidades que residiram naquela zona ou que tiveram interação com os habitantes de Moatize”. “Acreditamos que estes artefactos poderão ser importantes para o processo de reconstrução da história desta região”, refere o mesmo responsável.
Seguindo os procedimentos da legislação nacional, os pesquisadores conservam adequadamente todos os materiais encontrados durante a actividade de prospecção.
Os arqueólogos estão a trabalhar dentro das áreas de concessão da Vale para mapear as zonas classificadas e consideradas de grande valor cultural para as populações. Isto irá permitir que a empresa garanta acesso facilitado a estes espaços por parte das comunidades, tal como já acontece em alguns campos sagrados devidamente identificados.
Porque conhecer o passado é fundamental para compreender o presente e perspectivar o futuro, a Vale Moçambique assume o compromisso de promover a preservação do património cultural e histórico da região e das comunidades onde desenvolve a sua actividade.
fenofibrate 160mg ca order tricor 160mg generic tricor brand