Millennium bim e Associação Kanimambo promovem corrida pelas pessoas com Albinismo

0 4

 

Através do seu programa de Responsabilidade Social ‘Mais Moçambique pra Mim’, o Millennium bim voltou a apoiar a Associação Kanimambo na realização da 2ª Corrida Com Mais Luz, este ano sob o lema “A Caminhar, a Correr ou de Bicicleta, juntos pelas Pessoas com Albinismo”. O evento decorreu este domingo, 16 de Junho, e o ponto de partida aconteceu em frente à sede do Millennium bim nas modalidades de atletismo, caminhada e ciclismo.

Nesta edição, o Banco ofereceu medalhas para os primeiros três lugares e t-shirts Millennium bim. Já em 2018, o Millennium bim tinha apoiado esta iniciativa da Associação Kanimambo no âmbito das comemorações do Dia Internacional para a Consciencialização do Albinismo, proclamado pela ONU em 2015.

A corrida foi antecedida por uma Conferência que se realizou no dia 13 de Junho, Dia Internacional para a Consciencialização do Albinismo, e que teve como objectivo debater temas referentes à perseguição e discriminação de pessoas com albinismo, dar a conhecer com detalhe o que é o Albinismo e o seu tratamento, bem como defender a importância de uma abordagem precoce à doença.

A Conferência contou com a presença da representante da Ministra da Saúde, Elenia Amado; da Directora de Saúde da Cidade de Maputo, Sheila Lobo; do presidente da Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia, Miguel Peres Correia; de directores de escolas e organizações não governamentais, entre outros responsáveis.

O Millennium bim e a Seguradora Ímpar foram parceiros nesta iniciativa. Porque acredita que a proteção da pessoa com albinismo é um tema muito importante, o Millennium bim associou-se mais uma vez ao Projecto Kanimambo na realização dos dois eventos que visam desmistificar preconceitos que persistem à volta desta doença que afecta muitos moçambicanos.

A Associação Kanimambo foi criada em 2016 pela GAK – Grupo de Amigos da Kanimambo direcionada para o Albinismos, para apoiar a plena integração das pessoas com albinismo nos países africanos de língua oficial portuguesa, com uma abordagem especial para Moçambique. Tem como pólos de acção quatro centros em Maputo, Inharrime, Gorongosa e Nampula, trabalhando com vários parceiros, incluindo a Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia.

Desde 2006 que o Millennium bim actua nas áreas do desporto, educação, saúde, cultura e intervenção comunitária, através do seu projecto de Responsabilidade Social ‘Mais Moçambique pra Mim’, tendo vindo a desenvolver actividades de norte a sul do país em parceria com entidades locais, quer da sociedade civil, quer governamentais. O objectivo é conseguir concretizar sonhos e construir projectos que vão de encontro às necessidades e aspirações das comunidades mais vulneráveis.   

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com