Vale afirma ter investido mais de 290 milhões de meticais em conteúdo local em 2020

520
No ano passado, a Vale Moçambique investiu mais de 290 milhões de meticais na aquisição de produtos e serviços a empresas nacionais. O investimento, que teve como objetivo reforçar o foco no conteúdo local, corresponde a 17% do valor total das despesas da mineradora. Com base no seu compromisso com o conteúdo local, a Vale facilita uma maior inserção na cadeia de valor das empresas instaladas em Moçambique, promovendo um desenvolvimento sustentável que beneficia a economia local. Pelo menos 52% dos fornecedores contratados em 2020 são empresas locais que, com o apoio da Vale, vêm melhorando gradativamente a qualidade dos produtos e serviços que prestam à empresa. Todos os anos, a mineradora realiza o ‘Vale Day’, iniciativa que visa incentivar fornecedores e potenciais fornecedores a visitar as instalações da empresa e se familiarizar com o processo de produção de carvão. Com isso, os fornecedores são ajudados a identificar as principais necessidades da empresa e a desenvolver propostas de compras mais adequadas. Em 2020, a Vale Moçambique convidou 100 gestores de pequenas e médias empresas nacionais a participarem em duas sessões virtuais, com o objetivo de divulgar o seu processo produtivo, ação social, conteúdo local e oportunidades de sustentabilidade. Fornecedores de refeitórios, cadastros e cadeias de suprimentos também passaram a entender melhor os requisitos da empresa na elaboração de propostas técnicas e comerciais para a oferta de produtos e serviços. Nos últimos 15 anos, a Vale investiu mais de US $ 12 bilhões em sua operação em Moçambique, gerando cerca de 20 mil empregos. A empresa emprega atualmente 13.000 trabalhadores, direta e indiretamente. A Vale Moçambique consegue assim colocar em prática um dos seus valores fundamentais, “Crescer e Evoluir Juntos”, promovendo uma relação mais estreita entre os fornecedores locais e a empresa, e proporcionando uma formação acrescida às empresas que integram as suas cadeias de valor.