A Tempus Global Group lançou, este mês (Setembro), a 2ª edição da Pesquisa Nacional de Benefícios e Gestão do Capital Humano, que pretende avaliar as organizações do ponto de vista dos Recursos Humanos (RH). Trata-se de uma iniciativa da Tempus Global Group, apoiada pela Hollard Moçambique.
A pesquisa é qualitativa e gratuita e foca-se em quarto pilares da Proposta de Valor ao Trabalhador (Employee Value Proposition), respetivamente: Compensação & Benefícios, Carreira, Ambiente de Trabalho e Cultura.
A 1ª edição deste estudo foi apresentada ao mercado em Agosto de 2021 e contou com a participação de 140 organizações públicas, privadas e organizações não governamentais, avaliando a perspectiva dos líderes de RH. Estiveram representadas todas as províncias do país à excepção de Cabo Delgado e Zambézia.
A Tempus pretende realizar esta pesquisa todos os anos com o objectivo de fornecer dados estatísticos que possam contribuir para a optimização do investimento em pessoas. A ideia é oferecer às organizações e aos seus líderes uma visão mais ampla e mais actual do mercado de trabalho que vá além das práticas comuns, ao mesmo tempo que apresenta soluções com vantagens mais competitivas para os trabalhadores.
Nesta 2ª edição em curso, o questionário avalia a perspectiva dos líderes de RH e dos trabalhadores. Todos os dados são tratados de forma confidencial em linha com as melhores práticas do mercado e de acordo com a Lei geral de proteção de dados, de forma a que nenhuma organização seja identificada individualmente.
O valor agregado à participação gratuita das organizações passa pelo benchmarking da organização em comparação com a sua indústria/sector e com todo o mercado, e por terem acesso ao Relatório Geral da Pesquisa. Têm, ainda, a possibilidade de participar no Elite Employer 2023, um programa pioneiro concebido para certificar e reconhecer as melhores organizações para se trabalhar em Moçambique.