O Banco Société Générale Moçambique, inaugurou na última sexta-feira, um espaço reservado às Pequenas e Médias Empresas (PME), denominado Casa das PME, em Maputo.
Este projecto consiste em capacitar as Pequenas e Médias Empresas, desde os gestores de empresas filiadas ao banco, até ao público em geral interessado em desenvolver um determinado negócio na qualidade de PME.
De acordo com o CEO, Ridha Tekaia, o Grupo Société Générale tem como estratégia global apoiar as este segmento de empresas pelo compromisso social e económico que assumem.
“Nós olhamos para as PME como um sector de prosperidade, sabemos que em Moçambique as PME compõem uma grande massa do sector empresarial e achamos que é chegado o momento de darmos o nosso contributo apoiando e oferecendo maior robustez na sua actuação” explicou Ridha.
Para abertura desta Casa das PME o Banco identificou elementos básicos relevantes para apoiar as empresas tendo em conta os desafios de acesso ao crédito e apresentação de colaterais.
Estão envolvidos neste projecto, parceiros e instituições de Fundo de Investimentos nacionais e internacionais com linhas específicas para os diversos sectores que fazem parte do sistema económico moçambicano.
Segundo o Chefe de Unidade das PME do Banco, Ricardo Guambe, o foco é expandir serviços no apoio às necessidades deste segmento, desde a fase da criação das empresas e estruturação capacitando-as em várias matérias do dia a dia.
“Aqui teremos experts em várias matérias, desde impostos, contabilidade, entre outras, até ao desenvolvimento de planos de negócios, o qual é o que a maioria das empresas necessita para produzir lucros e terem retorno dos seus investimentos bem com aplicações”, ressaltou Guambe.
Com abertura da Casa das PME o Banco entende que conhecerá melhor os seus clientes e atenderá com maior precisão aos pedidos terá uma compreensão clara dos negócios rumo a facilitação de concessão de créditos que culmina com a valorização do mesmo fidelizando os serviços do segmento das PME.