Moçambique, Botswana e Zimbabwe analisam implementação do Projecto Ponta Techobanine

157

O Presidente da República Filipe Nyusi participa, esta sexta-feira, no distrito de Matutuíne, província de Maputo, na Cimeira Tripartida entre Moçambique, Botswana e Zimbabwe, sobre projectos ferro-portuários.

Presente estarão os Presidentes do Botswana, Mokgweetsi Masisi e do Zimbabwe, Emmerson Mnangagwa.

A Cimeira tem por objectivo analisar os mecanismos de cooperação para a implementação do Projecto Ponta Techobanine, a ser desenvolvido nos três países, que consiste na construção de um porto de águas profundas na localidade de Techobanine, Província de Maputo, e uma linha férrea que faz a ligação entre Moçambique, Zimbabwe e Botswana.

O encontro poderá abrir uma etapa fulcral para a concretização de um projecto que nasceu há cerca de quinze anos. A via-férrea de cerca de mil e setecentos quilómetros vai ligar Moçambique e uma região carbonífera no Botswana, atravessando o Zimbabwe.

O projecto ferro-portuário da Ponta Techobanine vai permitir que os três Países flexibilizem o comércio reduzindo os encargos no processo de importações e exportações.

A ministra moçambicana dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo, considera que com a assinatura, hoje, do acordo tripartido, o projecto terá alicerces para o avanço e os ganhos serão dos três Países.

Antes da cimeira tripartida envolvendo os presidentes Filipe Nyusi, Mokgweetsi Masisi e Emerson Mnangagwa, de Moçambique, Botswana e Zimbabwe, os três estadistas vão sobrevoar a área onde abrangida pelo projecto.

Techobanine, é um dos pontos turísticos de Matutuíne, situado no posto administrativo de Zitundo.