O repto foi feito no ultimo sábado, 12 de Fevereiro de 2022, por Júlio Parruque, Governador da Provincia, durante a cerimónia de abertura da toma de canhu a nível do Distrito de Namaacha, Localidade de Mafuiana. Tendo defendido que a época de canhú é para reflectir em torno dos valores culturais e na defesa do ambiente.
O canhú veio de todos os quadrantes do acolhedor distrito da Namaacha e desaguou na casa do Régulo Matola trazendo a alegria e esperança festiva que só este sumo é capaz de proporcionar aos seus apreciadores. Ao canhú juntaram-se as iguarias do vasto repertório gastronómico da Província de Maputo para garantir a grande festa que só os presentes testemunharam com satisfação.
O Governador de Maputo saudou a iniciativa e o convite que relevam a exímia importância da preservação dos usos e costumes da nossa Província, que são a nossa identidade cultural, nomeadamente a valorização da liderança comunitária. Eventos como estes, segundo o Governante são de extrema importância pois estão profundamente carregados de forte simbolismo: toma de canhu, canto e dança, gastronomia e convivio.
“Regozijemos e festejemos de forma segura protegendo-nos sempre da Covid-19, lavando as mãos com água e sabão ou cinza, usando correctamente a máscara principalmente em aglomerados” – concluiu Parruque.