Projecto “Um livro, mais conhecimento” vence a 12ª Edição das Olimpíadas Bancárias Millennium bim em Nampula

1.176

- Publicidades -

A 12ª Edição das Olimpíadas Bancárias Millennium bim que decorreu em Nampula, teve a sua final e elegeu a Escola Secundária de Muatala como a vencedora, destacando-se pela qualidade da apresentação e aplicabilidade do Projecto “Um livro, mais conhecimento” iniciativa que tem como objectivo incentivar nos jovens o gosto pela Leitura. A escola vencedora defendeu que a leitura permite que o aluno tenha contacto com novas experiências, culturas e realidades. Os leitores terão acesso a livros de empreendedorismo e inovação fora do contexto escolar, com recurso a um tchova, que funcionará como biblioteca móvel. A Escola foi premiada com o valor de 100mil meticais, para a implementação do projecto “Um livro, mais conhecimento” e um kit composto por um telemóvel e material didático destinado a cada aluno que participou no projecto vencedor.

Em Segundo lugar, ficou a Escola Secundária de Muaparra, com um projecto que pretende envolver as raparigas no uso das ciências e tecnologias, como forma de melhorar o seu desempenho escolar, assim como o seu posicionamento e a tomada de decisão na escolha de carreiras profissionais e no combate e prevenção de uniões prematuras.

O Terceiro lugar coube à Escola Secundária Nampaco com o Projecto Ossoma – “Aprenda com facilidade”.

O objectivo deste projecto é incentivar aulas de estudo para ajudar a melhorar o nível de aproveitamento dos alunos com insucesso escolar, com recurso a aulas de reforço online, utilizando plataformas diversificadas e com muitas ferramentas de autoapoio ao aluno, com vista a melhorar o seu desempenho estudantil.

O Presidente da Comissão Executiva do Millennium bim, João Martins, referiu que “ao proporcionar experiências diferentes ao nível do desenvolvimento e capacitação dos alunos, pretendemos estimular uma maior autonomia criativa e o sentido de pertença na construção de projectos autossuficientes para a promoção de soluções para problemas do dia a dia”.

Participaram nesta edição, que decorreu em Nampula, as Escolas Secundárias de Anchilo, Cossore, Maparra, Maratane, Murrapaniua, Mutala, Nampaco, Nampula, Napipine, Namicopo, Teacane – Natikiri, da Barragem, 22 de Agosto, 12 de Outubro e Marcelino dos Santos, englobando neste panorama, cerca de 60 alunos que se classificaram para a final das Olimpíadas Bancárias de Nampula. Os alunos das escolas participantes receberam um diploma e um kit com material escolar. As Olimpíadas Bancárias Millennium bim tiveram o seu arranque em 2010. Este projecto insere-se no Programa de Responsabilidade Social do Millennium bim, “Mais Moçambique pra mim”, com o intuito de promover a educação e formação dos jovens moçambicanos através da introdução de conceitos bancários e de gestão de finanças pessoais, que promovam a sua inclusão financeira na sociedade.