A Electricidade de Moçambique, E.P. (EDM) realizou, no dia 30 de Agosto de 2022, a Gala comemorativa do 45º aniversário da Empresa, assinalado no sábado, 27 de Agosto. A cerimónia, dirigida pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, contou com a participação de diversas individualidades, parceiros de cooperação e trabalhadores da EDM.
Durante o evento, o Presidente da República, elogiou os trabalhadores da EDM que tanto se sacrificam, determinados em levar energia da Ponta d’Ouro à Kionga, enfatizando o seu papel de verdadeiros actores da economia nacional.
Para o Chefe do Estado, “a história da EDM é uma verdadeira história de tenacidade e persistência. A EDM é a história do desenvolvimento de Moçambique e uma evidência irrefutável de que quando os objectivos são claros, nada nos demove do enfoque, que é desenvolver Moçambique”, reconheceu.
Todavia, desafiou a EDM a continuar a envidar esforços visando a sua rentabilidade operacional, através da redução de perdas de energia no transporte e ligações clandestinas. Além de controlar os custos de infraestruturas, segundo o Presidente da República, a EDM deve também reestruturar o balanço energético de modo a manter o seu equilíbrio financeiro. “Este desiderato é importante para cimentar a confiança perante instituições financeiras e parceiros de desenvolvimento”, sublinhou o Chefe do Estado.
A Estratégia do Género foi também uma das questões salientadas no discurso do Presidente da República, tendo congratulado a EDM pelas iniciativas implementadas visando o alcance da meta de 40% da força laboral feminina até ao ano 2030, o que irá contribuir para a valorização da força de trabalho feminina no Sector Energético.
Por sua vez, o Presidente do Conselho de Administração da EDM, Marcelino Gildo Alberto, reconheceu que na trajetória de muito trabalho e conquistas estruturantes, o maior activo da Empresa foi sempre o trabalhador que “conhecendo o potencial da energia para transformar e modernizar o nosso País, empenhou-se e continua comprometido na nobre missão de electrificar o extenso território nacional”.
No contexto destas comemorações e no âmbito da Política de Responsabilidade Social da Empresa, o PCA da EDM anunciou na ocasião a oferta de 500 intervenções cirúrgicas de remoção de Cataratas. Segundo Marcelino Gildo Alberto, com esta iniciativa, “a EDM pretende devolver a visão aos que dela necessitam. Este acto agrega a nossa missão de dar luz à quem vive na escuridão!”, salientou o PCA da EDM, que também deu a conhecer o apoio da Empresa na formação de 200 raparigas no curso de Electricidade Instaladora em instituições de Formação Profissional pré-selecionadas em todas Províncias.