Os funcionários públicos podem atravessar o ano de 2024 sem algum tipo de aumento salarial, devido a uma posição do Governo para conter os gastos na função pública.
“Pretendemos assegurar a estabilização da massa salarial”, disse o vice-Ministro d Economia e Finanças, Amílcar Tivane, citado esta quinta-feira pela agência pela Lusa.
Ele falava em Marraquexe, Marrocos, à margem dos Encontros Anuais do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial.
Na entrevista à Lusa, Tivane disse que os ajustes realizados recentemente foram substanciais para “classes com rendimentos médios”, na esperança de que os mesmos garantam o poder de compra. “Não esperamos ter aumentos significativos”, este ano.
Recorde-se que o FMI disse, em 14 de Julho de 2023, que o país devia reduzir os encargos com os salários para garantir a sua sustentabilidade fiscal.
Segundo o governante, “a decisão sobre um aumento pode ser feita, mas os aumentos não devem desviar daquilo que é a trajetória da massa salarial”, que Moçambique quer manter no nível em que está.