No âmbito do Dia Mundial do Dador

550

Access Bank Mozambique

faz recolha de sangue em todo o país

No âmbito das celebrações do Dia Mundial do Dador de Sangue, o Access Bank Mozambique realizou, a nível nacional, pelo segundo ano consecutivo, a campanha de recolha de sangue, designada “Doe Sangue, Partilha Vida”. A iniciativa, enquadrada nas acções de responsabilidade social do Banco, decorreu de 14 a 30 de Junho.

A campanha “Doe Sangue, Partilha Vida” foi lançada pelo Access Bank, em 2021, em todas as províncias onde o Banco opera no âmbito do seu compromisso com a cidadania. Uma iniciativa de grande importância para o país e que o Banco pretende repetir todos os anos.

Este ano, a primeira fase da campanha teve lugar nas províncias de Maputo, Sofala, Manica, Tete e Nampula, em parceria com o Banco Nacional de Sangue que disponibilizou uma equipa técnica para fazer a colheita nos pontos indicados pelo Access Bank Mozambique.

Ao todo foram recolhidas 135 bolsas de sangue, numa iniciativa que envolveu também os colaboradores do Banco.

O objectivo é reforçar o armazenamento de sangue nos hospitais de todo o país, numa altura em que os bancos de sangue registam grande escassez, em muito provocada pelas restrições impostas pela pandemia da Covid-19.

O director de Comunicação Corporativa no Access Bank, Bruno Gaspar, lembrou que a utilização de sangue nos hospitais ocorre, muitas vezes, em situações de emergência, daí a necessidade de garantir a disponibilidade de sangue para que se possa salvar o maior número de vidas possível. “O sangue doado é usado na pediatria em crianças com malária, mulheres com hemorragia durante o parto. São frequentes os casos em que acidentes de viação ou de outro género obrigam a intervenções cirúrgicas delicadas, havendo a necessidade de transfusões de sangue. Há outras enfermidades que exigem o mesmo procedimento, por isso é preciso que os hospitais estejam capacitados para darem respostas em tempo útil, evitando a perda de vidas”, apontou o mesmo responsável.

Bruno Gaspar enalteceu, ainda, os muitos cidadãos que se juntaram ao Access Bank nesta campanha, tendo como objectivo ajudar a salvar vidas.

Directora Geral do Serviço Nacional de Sangue, Dra Sara Salimo Guita, lembrou que “o sangue doado é utilizado não só em situações de acidentes graves, mas em variadíssimas situações de doença, daí a importância de se reforçarem com regularidade os bancos de sangue, de forma a evitar a ruptura de stock”. “Dar sangue é dar vida e é, por isso, que estas campanhas são vitais para nós, são uma ajuda preciosa porque só assim conseguimos prestar os cuidados de saúde que muitos pacientes necessitam”, referiu o mesmo responsável.

Desde que iniciou a sua actividade em Moçambique, em 2020, o Access Bank Mozambique tem vindo a desenvolver diversas actividades de cariz social, fomentando campanhas de sensibilização em diferentes áreas da saúde.

O Banco reforça, com mais esta acção, o compromisso que assumiu com Moçambique e com os moçambicanos, contribuindo para o bem-estar de todos.