A Nacala Logistics está a financiar a formação técnico-profissional de uma centena de jovens, nas áreas de Eletricidade e Construção Civil. Os formandos, rapazes e raparigas, são naturais e residentes na Vila de Monapo, província de Nampula, e da cidade municipal de Cuamba, na província de Nissan.
A acção é levada a cabo no âmbito do Programa de Preparação para o Mercado de Trabalho, cujo objectivo é formar jovens que residem ao longo do Corredor de Nacala, dotando-os da capacidade técnica necessária para aceder às diferentes oportunidades de emprego que surgem na região.
A formação é ministrada pelo instituto Tecnicol Moçambique e tem a duração de sete meses. Teve início em Fevereiro, mas, devido à Covid-19, foi temporariamente, interrompida tendo recomeçado no início do passado mês de Outubro. As aulas foram retomadas nos dois cursos ministrados, Eletricidade e Construção Civil.
Neste grupo de estudantes, estão jovens que participam pela primeira vez numa formação, tendo agora a oportunidade de se munir das ferramentas necessárias para que sejam capazes de ‘Saber Fazer’.
Para além de passarem a ter conhecimentos técnicos e práticos, os estudantes terão, durante o período de formação, a oportunidade de aprender sobre empreendedorismo e as melhores práticas de higiene e segurança no trabalho.
Para Aluisio Naula, estudante do curso Electricidade, “esta formação é a esperança de um futuro melhor”. A oportunidade que esperava para concorrer às vagas de emprego que têm sido anunciadas pelas empresas, adiantou o mesmo jovem, enaltecendo a iniciativa da Nacala Logistics a quem agradece “por esta oportunidade e por ter aberto o caminho para o mercado do trabalho”.
Ainda no curso de Electricidade, o estudante João Carlos refere-se à formação como um ganho para si e para a sua família. “Na cidade, há défice de instituições que ministrem estes cursos, por isso, agarrei a oportunidade que considero ímpar. O meu compromisso é tirar maior proveito dos conhecimentos transmitidos para poder melhorar a condições de vida da minha família e contribuir para o desenvolvimento da minha cidade”, sustentou.
Para Vania Baltazar, estudante do curso de Construção Civil, esta é uma oportunidade única em que se está a descobrir profissionalmente. “Como mulher, nunca imaginei que conseguiria pegar numa pá, fazer escavações, empurrar um carrinho com areia. No futuro, espero tornar-me uma mestre de obras competente. É uma excelente oportunidade que a Nacala Logistics está a dar aos jovens”, referiu.
A Nacala Logistics continuará a apostar na formação dos jovens, por acreditar que, desta forma, contribui significativamente para o desenvolvimento das comunidades ao longo do corredor em particular e de Moçambique no geral.
Desde 2014 o Programa de Preparação para o Mercado de Trabalho tem estado a apoiar diversos membros das comunidades residentes ao longo do Corredor de Nacala, tendo até agora garantido a formação a mais de 600 jovens.