A Sociedade de Desenvolvimento do Porto de Maputo (MPDC) renovou o seu contrato de serviços marítimos com a P&O Maritime Logistics, um fornecedor internacional líder em soluções marítimas, que tem desempenhado um papel vital nas operações de pilotagem, rebocadores e amarração no porto de Maputo desde 2012.
De acordo com uma nota, esta renovação visa garantir a estabilidade e melhoria contínua da infra-estrutura até 2033, salientando que serão investidos 14 milhões de dólares na aquisição de embarcações ecológicas e de última geração, concebidas para aumentar a eficiência operacional e reduzir as emissões de carbono.
“A parceria reflecte as ambições partilhadas de uma transformação sustentável e inovadora no sector marítimo, impulsionada pelo compromisso de moldar um futuro com baixas emissões de carbono. Um marco notável deste contrato renovado é a implementação de um simulador integrado de rebocador e ponte, adaptado às necessidades específicas das operações nos portos de Maputo e Matola. Este simulador, quando instalado no porto de Maputo, desempenhará um papel crucial na avaliação, formação e melhoria contínua dos pilotos de rebocadores e pilotos de barra que têm de navegar numa série de condições climáticas desafiantes e cenários de emergência”, explicou a MPDC.
Segundo a entidade, o simulador será também utilizado como “campo de treino” para jovens cadetes da Escola Náutica, prevendo-se que o mesmo esteja totalmente operacional até ao final do primeiro semestre de 2024, melhorando ainda mais a segurança e a eficiência do porto de Maputo.
“Desde 2014, 45 jovens moçambicanos da Escola Náutica que foram formados no estrangeiro, ganharam uma valiosa experiência de mar a bordo dos navios da P&O Maritime Logistics, regressando depois a Maputo para contribuir com os seus conhecimentos, promovendo a profissão marítima no País”, acrescentou a nota.
A P&O Maritime Logistics oferece programas de estágio em segurança, tecnologia da informação e recursos humanos.