Governo dos E.U.A. Investe em Programa de Educação Bilingue para Melhorar os Resultados de Aprendizagem em Moçambique

135

- Publicidades -

O Governo dos Estados Unidos, através da sua Agência para o Desenvolvimento Internacional (USAID), tem o prazer de anunciar um programa de educação, de cinco anos, que irá expandir o ensino bilingue a mais de 4.000 escolas primárias nas províncias de Cabo Delgado, Nampula, Niassa e Zambézia. O sistema de educação de Moçambique debate-se com questões de acesso limitado a uma educação de qualidade em áreas remotas, escassez de professores e disparidades de género que impedem uma educação equitativa e eficaz.

O programa de Melhoria dos Resultados de Aprendizagem no Ensino Primário (SABER), financiado pelos Estados Unidos, tem como parceiro o Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH) e é o maior programa de educação bilingue em Moçambique. SABER servirá de modelo operacional para a expansão sustentável do ensino bilingue em todo o país. O programa irá atingir mais de 2,2 milhões de estudantes nas províncias participantes, com o objectivo de melhorar as suas capacidades de literacia e numeracia. SABER baseia-se na formação de professores e directores de escolas, na melhoria dos materiais didácticos, no incentivo à utilização de ferramentas de diagnóstico de leitura e na promoção de um maior envolvimento dos pais e da comunidade na educação.

A Directora da Missão da USAID Moçambique, Helen Pataki, reafirmou o compromisso do Governo dos E.U.A. de melhorar o acesso dos jovens à educação, dizendo: “Os Estados Unidos continuarão a apoiar o plano do Ministério para implementar a educação bilingue, para que os estudantes aprendam a ler mais rapidamente na sua própria língua. Ao fazê-lo, compreendem os números mais rapidamente e, em última análise, sentem-se mais à vontade para comunicar as suas necessidades, o que reduz a probabilidade de abandonarem a escola.”

SABER é implementado pela World Education e por um consórcio de parceiros locais: Associação Progresso, MEPT – Movimento Educação para Todos, NANA e UATAF. SABER irá coordenar com o MINEDH a todos os níveis para promover a sua integração no sistema educativo e a sustentabilidade do programa de investimento de 60,4 milhões de dólares da USAID.

Nos próximos cinco anos, a USAID irá investir mais de 150 milhões de dólares em actividades de educação e capacitação em todo o país. O apoio à educação é uma componente crítica da assistência mais alargada do Governo dos E.U.A. em Moçambique. Em estreita colaboração com o Governo da República de Moçambique, o Governo dos E.U.A. fornece mais de 800 milhões de dólares em assistência anual para melhorar a qualidade dos cuidados de saúde e da educação, promover a prosperidade económica e a estabilidade, bem como apoiar o desenvolvimento global da nação.