Millennium bim e Mozambique Enterprise Solutions promovem capacitação empresarial

517

- Publicidades -

O Millennium bim e a Mozambique Enterprise Solutions (MES) rubricaram um Memorando de Entendimento, cujo objectivo é fomentar o desenvolvimento de soluções financeiras visando posicionar o Millennium bim como um dos parceiros de referência do MozUP.

MozUP é um Centro de Desenvolvimento Empresarial, patrocinado pelos   parceiros da Área 4 do Rovuma LNG orientado a promover a capacitação das Micro, Pequenas e Médias Empresas moçambicanas (MPME), por forma a dotá-las de competências de gestão empresarial assentes em boas práticas de mercado, tornando-as elegíveis ao financiamento bancário e qualificadas às exigências dos operadores da indústria de GNL.

Esta iniciativa enquadra-se na Estratégia de Desenvolvimento do Conteúdo Local, que envolve a participação activa de vários stakeholders (Governo, Sector Privado, Sistema Financeiro, Operadores) na implementação de acções que visam promover o investimento empresarial, dada a relevância na melhoria do ambiente de negócios e desenvolvimento socioeconómico de Moçambique.

O MozUP tem a sede em Maputo e pretende expandir, com actividades previstas para Pemba e Palma. Constitui uma plataforma que visa apoiar a sustentabilidade de projectos, competitividade de negócios promovidos pelas PMEs que operam em diferentes sectores de actividade geradores de emprego e oportunidades na cadeia de fornecimento “supply chain” dos grandes projectos de exploração de hidrocarbonetos.

Segundo a PCA da MES, Taciana Peão Lopes “As instituições financeiras desempenham um papel fundamental no desenvolvimento sustentável do empresariado nacional, e esta parceria enquadra-se nos objectivos da MES de dotar as PMEs de instrumentos que as permitam estar mais apetrechadas para serem elegíveis a financiamentos bancários, terem maior qualidade e serem mais competitivas para poderem aceder não só às oportunidades que os projectos da indústria de petróleo e gás fornecem, mas também contribuir para o desenvolvimento de outros sectores da economia nacional”.

 

Por sua vez o PCE do Millennium bim, Eng. Reino da Costa, considera que esta parceria vai ajudar as empresas a ganhar mais experiência e espaço de actuação nacional e internacional, para além de propiciar o desenvolvimento do Conteúdo Local. “O Millennium bim enquanto Banco comprometido com o desenvolvimento do tecido empresarial, através do fomento ao negócio, pretende incitar a ligação empresarial e contribuir para a criação das melhores soluções bancárias que promovam o crescimento das empresas nos mais diversos contextos. Somos, por isso, o parceiro de referência das empresas moçambicanas”.

O Millennium bim está sempre atento aos desafios que, diariamente, se colocam às empresas e assume o papel de melhor aliado na oferta de soluções inovadoras de gestão corrente, apoio ao investimento e garantias, apoio à tesouraria e financiamento a curto prazo, apoio ao comércio internacional e soluções de pagamento e cobrança, proporcionando um diferencial qualitativo às PMEs nacionais.