A produtora independente de energia renovável, baseada na Noruega, Magnora ASA, anunciou a aquisição da participação maioritária na central solar fotovoltaica de Mocuba. Com uma capacidade de até 41 MW, a infra-estrutura está localizada na província da Zambézia, e está operacional desde Agosto de 2019.
“A Magnora está comprometida com o desenvolvimento de energias limpas e em atender à crescente demanda por soluções sustentáveis através de aquisições estratégicas e projetos de energia renovável em Moçambique”, declarou a empresa.
Além disso, a Magnora adquiriu recentemente a gestora de projectos eólicos e solares “African Green Ventures” na África do Sul, adicionando-a ao seu portfólio existente de 850 MW. Atualmente, a empresa mantém um portfólio de projectos totalizando quase 2 GW e é uma das empresas capacitadas no Programa de Aquisição de Produtores Independentes de Energia Renovável da África do Sul (REIPPPP).
“A África do Sul tem enfrentado desafios na rede elétrica há muitos anos, o que dificultou a implementação de energias renováveis. No entanto, os investimentos privados em energia solar fotovoltaica têm se destacado, ultrapassando os programas do Governo. A expansão da Magnora nesse país reflete o crescimento do mercado comercial e industrial.