As Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) foi eleita, pelo segundo ano consecutivo, para presidir o Comité Executivo da AFRAA (Associação das Companhias Aéreas Africanas).
A reeleição aconteceu no decurso da 55ª Assembleia Geral Anual da AFRAA realizada de 19 a 21 de Novembro, em Kampala, capital da República de Uganda.
Nesta assembleia, a LAM esteve representada pelo seu director-geral, João Carlos Pó Jorge, que destacou a relevância do estatuto alcançado pela companhia, em representação de Moçambique. “Este é um reconhecimento de uma longa e valiosa contribuição da LAM para o crescimento e consolidação da indústria da aviação comercial no continente africano, o que prestigia a companhia e sobretudo o País”, referiu João Jorge.
Na sequência da presidência, a LAM irá orientar, durante um ano, os encontros relevantes da AFRAA onde serão debatidos e decididos aspectos estratégicos da aviação comercial africana.
A 55ª Assembleia Geral da AFRAA realizou-se sob o tema “Avanços na transformação da aviação para o desenvolvimento” e produziu recomendações tendo em vista o futuro da aviação em África.
As companhias e outros intervenientes da aviação foram instados a encontrar formas de tornar possível a concretização de cinco pontos principais: primeiro, o valor transformacional do mercado único africano de transporte aéreo para as companhias africanas; segundo, o alcance colaborativo e eficaz do roteiro Net Zero da aviação; terceiro, iniciativas de inovação em África para a aviação sustentável no continente; quarto, sinergias para o desenvolvimento do turismo intra-africano e das viagens aéreas; e quinto, a diversidade de género e acções de inclusão para moldar o futuro da aviação em África.