Globeleq compra central fotovoltaica de Mocuba

3.311

A empresa de energia independente e líder em África, Globeleq, vai comprar a participação de 52,5% e 22,5% das norueguesas Scatec ASA e KLP Norfund Investments AS, respectivamente, na central fotovoltaica de Mocuba cuja capacidade é de 41 MW.

De acordo com uma publicação feita no portal da empresa, após a conclusão destas transacções, a Globeleq deterá uma participação de 75% em Mocuba, tornando-se proprietária e administradora da planta, sendo que a Electricidade de Moçambique (EDM) continuará a deter os restantes 25%.

Esta aquisição expandirá significativamente as operações da Globeleq em Moçambique, onde a empresa está em processo de comissionamento de um projecto de armazenamento de energia solar de 19 MW e 7 MWh em Cuamba, tal como está a construir um projecto de geração de energia a gás de 450 MW em Temane. Lidera ainda o desenvolvimento de um projecto eólico de 120 MW em Namaacha.

A transacção de Mocuba está sujeita à aprovação regulatória e do credor, devendo ser concluída no primeiro semestre de 2024.

“Estou muito satisfeito por a Globeleq continuar a construir a sua presença em Moçambique através da compra da central solar de Mocuba. Esta aquisição, juntamente com os nossos outros projectos, demonstra o compromisso com Moçambique e com a construção do nosso portefólio de energias renováveis ​​em África”, avançou Mike Scholey, CEO da Globeleq.

Financiada pela International Finance Corporation e o Emerging Africa Infrastructure Fund, a central de Mocuba está localizada numa área rural de 126 hectares a cerca de 13 km da cidade de Mocuba, na província da Zambézia, no centro de Moçambique.

O projecto atingiu o encerramento financeiro em Março de 2018 e a construção foi concluída em Agosto de 2019. Com um contrato de 25 anos, EDM é a compradora principal da energia, que depois é fornecida à rede nacional.