Exportações renderem ao país 2 mil milhões de dólares no segundo trimestre

2.783

As exportações renderam ao país, no segundo trimestre, pouco mais de dois mil milhões de dólares, influenciadas principalmente pelos grandes projectos da indústria extractiva e transformadora.

Segundo informção constante do relatório sobre a balança de pagamentos referente ao segundo trimestre de 2023, publicado pelo Banco de Moçambique, neste período o gás natural e areias pesadas registaram um incremento nas suas vendas.

O documento indica que o comportamento das receitas dos produtos dos grandes projectos foi influenciado pela queda registada nos seus preços médios internacionais.

De forma geral, o gás natural rendeu ao país cerca de 36 milhões de dólares, mais 238 milhões quando comparado com igual período de 2022, o que se explica pelo aumento do volume de exportações em 80.9 por cento.

As areias pesadas arrecadaram, também, 151 milhões de receitas, contra os 93,6 milhões de dólares registados no ano transacto, facto que se deveu. Fundamentalmente, ao crescimento das exportações em cerca de 48,1 por cento.

O carvão mineral registou, igualmente, um incremento em 27,5 por cento no volume em que se registou uma diminuição do preço médio no mercado internacional.

Excluindo os grandes projectos, os ganhos com a venda de produtos da economia moçambicana para o exterior creceram em 2,6 por cento, tendo se fixado em 499,8 milhões de dólares, com destaque para rubis, safira e esmeraldas.

Entretanto, a verba alcançada entre Abril e Junho deste ano representa uma redução em 179 milhões, se comparada com igual período do ano passado.

Esta redução foi propiciada pelo decréscimo das vendas dos produtos exportados pelos grandes projectos, com destaque para os sectores da indústria transformadora, alumínio e energia, que reduziram as vendas em 254,7 milhões de dólares e 13,7 milhões, respectivamente.