O Ministério da Economia e Finanças (MEF) indicou nesta segunda-feira, que a economia cresceu 5,01% no primeiro trimestre deste ano, número acima dos 4,17% registados em igual período de 2023.
Dados do balanço do Plano Económico e Social e Orçamento do Estado (PESOE), divulgados pela Lusa, avançam que o Produto Interno Bruto (PIB) deverá crescer para 1,5 mil milhões de meticais em 2024, correspondendo a uma evolução económica de 5,5%.
“Nos primeiros três meses do ano, a taxa de inflação média foi de 5,48%, contra 11,2% do mesmo período de 2023, num quadro de 7% de previsão para todo o ano de 2024”, destaca o documento.
Já a receita do Estado atingiu os 73,2 mil milhões de meticais, cerca de 20% do total orçamentado pelo Governo para 2024, crescendo face aos 65 mil milhões de meticais do ano passado.
Recentemente, a directora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, reconheceu que a economia moçambicana tem tido um “bom desempenho”, devido à construção de instituições fortes e à adopção de boas práticas no campo político e social.
Falando em Washington, nos Estados Unidos da América (EUA), após um encontro com o Presidente da República, Filipe Nyusi, a responsável mostrou-se agradada com o nível de crescimento económico que o País tem registado, secundando que as reservas nacionais estão mais fortes.
“Nós temos um programa activo com Moçambique, e estou satisfeita por ver que a situação fiscal do País se reforçou, o crescimento está em alta, a inflação em baixa e as reservas estão fortes”, apontou.