A cidade de Maputo produziu 8 348,5 toneladas de carne de frango em 2023 contra 7 795,8 toneladas em 2022, o que corresponde a um crescimento de 7%, informou esta quarta-feira, 3 de Abril, a.
Segundo noticia a Agência de Informação de Moçambique (AIM), o aumento se deveu às campanhas de sensibilização à vacinações, disponibilidade de vacinas e implementação de medidas para o controlo de movimento de animais, seus produtos e derivados.
Os dados foram tornados públicos no bairro de Inguide, distrito municipal de KaTembe, na cidade Maputo, pelo director do Serviço das Actividades Económicas (SAECM), Hélio Neves, durante o lançamento da campanha de vacinação animal 2024.
Hélio Neves, defendeu que a pecuária é um sector que regista uma tendência crescente com um enorme potencial para a criação de emprego.
“O subsector pecuário está a crescer a um ritmo satisfatório, fruto das intervenções do sector público através do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural e do inestimável apoio dos parceiros de cooperação”, referiu o responsável pelas actividades económicas na cidade de Maputo, citado pela AIM.
O responsável assegurou que é compromisso do Conselho de Serviços de Representação do Estado na Cidade de Maputo (CSRECM) aumentar a produção, introduzindo tecnologias resilientes, prevenção e controlo de doenças dos animais, para o aumento acelerado da produção.