Uma soma de 45 empresários participaram na terça-feira do dia 05 de Abril no Workshop sobre o Mercado de Franquias (Franchising), evento organizado pela Agência de Comércio da Embaixada dos Estados Unidos da América (EUA), em parceria com a Câmara de Comércio de Moçambique (CCM), no âmbito da preparação da 30ª Exposição Internacional Franchise, a realizar-se de 2 a 4 de Junho em Nova York.
No discurso de abertura, o Presidente da CCM, Álvaro Massingue, afirmou que o Franchising constitui uma das formas de materializar o objectivo estratégico da CCM que é facilitar o acesso do empresariado nacional aos mercados internacionais. No mesmo desenvolvimento, o dirigente observou que a gastronomia e as expressões culturais moçambicanas são duas das inúmeras categorias do potencial nacional que podem ser competitivas e podem conquistar o mercado internacional, à semelhança de marcas e inovações nas áreas de construção civil, arquitectura e design.
“Neste Webinar encorajo-vos a identificar o que de melhor temos para oferecer ao mundo e conquistar o mercado internacional, pois o mercado mundial de franquia exige ousar, divulgar, investir e conquistar o mercado”, ressaltou.
Já a Encarregada de Negócios da Embaixada dos EUA em Moçambique, Abgail Dressel, afirmou que o sector privado é um parceiro valioso para o desenvolvimento económico, por isso os EUA continuam a apoiar centenas de exportadores a aceder ao mercado americano.
Segundo a Embaixada dos EUA a iniciativa de franchising “Chave na Mão” visa diversificar as bases de economia de Moçambique, promover o empreendedorismo e negócios bem sucedidos globalmente e ainda trazer prosperidade aos empreendedores afectados pela pandemia da Covid-19, uma vez que de acordo com a Associação internacional de Franquias, os Estados Unidos possuem o mercado de franquias mais consolidado do mundo, criando cerca de 9,1 milhões de empregos directos e contribuindo 3 por cento para o PIB anual.
“As franquias não se referem apenas aos Fast Foods, pois abrange mais de 75 sectores, incluindo a indústria automóvel, hospitalidade, tecnologias de informação, logística, finanças, serviços de recursos humanos, consultoria, educação, e o mercado imobiliário, entre outros”, destacou a Encarregada de Negócios da Embaixada dos EUA em Moçambique.
Durante o Workshop, os representantes de marcas IdeiaLab, KFC, InterAuto e Mathanasium Learning Centrepartilharam suas experiências sobre o Franchising, tendo reiterado que esta é uma iniciativa que vai incrementar valor e expandir as marcas moçambicanas a nível internacional, impulsionar o crescimento da economia e criar novos empregos.