Alemanha compromete-se a apoiar projetos Energias Renováveis em Moçambique com um financiamento de 175 milhões de euros
Decorreu há dias, o seminário virtual denominado Oportunidades para Projectos de PIE: Renováveis em Moçambique.
O seminário foi organizado pela ALER – Associação Lusófona de Energias Renováveis, AMER – Associação Moçambicana de Energias Renováveis com o apoio do GET.invest Moçambique, financiado pela União Europeia e Alemanha, e parte do programa europeu GET.invest, e parceiros.
o seminário, que se seguiu ao Fórum de Investimento Europa-Moçambique, teve como objectivo fornecer informações sobre PROLER- Programa de leilões de Energias Renováveis em Moçambique que foi lançado em Outubro de 2020, e apresentar outros programas destinados a promover a geração de renováveis ligadas à rede.
A sessão de abertura contou com a presença do Responsável da Cooperação Alemã, Thierry Kuhn que reiterou o compromisso do país para apoiar a área de energias renováveis em Moçambique: “Com um portfólio de aproximadamente 175 milhões de euros, a Cooperação Alemã apoia um amplo espectro de projectos que vão desde energia renovável na rede, suporte a soluções fora da rede, transmissão, distribuição e densificação da rede.”
Veerle Smet, Chefe de equipa – infraestrutura e sector privado da Delegação da União Europeia em Moçambique, destacou a necessidade de intensificar os esforços na luta contra as mudanças climáticas e que “não há vacina para nos proteger do aumento da temperatura”. Através do “Pacto Ecológico”, a UE está a “reforçar a sua aposta nas Energias renováveis não só como base do seu crescimento económico e sustentável, mas também para a recuperação da crise económica originada pela Covid-19”.
Após a sessão de abertura, os diversos actores do sector das PIE destacaram as ferramentas de apoio técnico e financeiro disponíveis para o desenvolvimento de projectos ligados à rede. O conteúdo local do sector privado recebeu atenção específica como forma de assegurar a transferência de conhecimento e a sustentabilidade dos investimentos. as empresas nacionais foram informadas das possibilidades de financiamento existentes e futuras, bem como dosa recursos disponíveis para assistir, de modo a estarem preparadas para potenciais parcerias com empresas e investidores internacionais. a revisão da lei da Electricidade deverá contribuir para melhorar as condições de comercialização e, segundo os oradores, deverá também apresentar soluções para o segmento comercial.
Durante a tarde, uma sessão de matchmaking do GET.invest reuniu empresas em reuniões individuais para explorar futuras parcerias e oportunidades de negócios.