A Agência do Vale do Zambeze acaba de desembolsar mais de 80 milhões de meticais para financiar 53 Pequenas e Médias Empresas (PME’s) de agro-negócios afectadas pelo ciclone Freddy, no Centro do país.
Do total das empresas beneficiárias 19 são da Zambézia, a província mais assolada pela tempestade que em Março destruiu campos agrícolas, equipamentos e unidades industriais, segundo escreve o jornal Notícias.
A Secretária de Estado na província da Zambézia, Cristina Mafumo, disse no acto simbólico de entrega de cheques que o financiamento está enquadrado num programa lançado, este ano em Tete, denominado Financiamento ao Agro-Negócio e Empreendedorismo-Emergência.
De acordo com o diário de maior circulação no país, com este montante, as PME podem relançar as actividades produtivas agrícolas, reabilitar infra-estruturas, melhorar os implementos agrícolas em toda a cadeia de valor agrário, contribuindo no incremento da produção, produtividade e emprego.
Ainda de acordo com a fonte, a linha de financiamento foi concebida para a promoção do agro-negócio e empreendedorismo e resulta de uma parceria entre a Agência do Vale do Zambeze e o Banco Nacional de Investimento (BNI).