Access Bank finaliza aquisição do Atlas Mara  e consolida-se como um dos maiores Bancos da Zâmbia

97

- Publicidades -

O Access Bank finalizou recentemente a aquisição do African Banking Corporation Zambia Limited, que ainda actua como Atlas Mara Zâmbia, consolidando a sua posição como um dos cinco maiores Bancos daquele país africano.

A operação foi concluída após a aprovação regulatória e o cumprimento de todas as condições contratuais e permite que, desde já, o Atlas Mara seja completamente uma filial do Access Bank Zâmbia.

Nos termos acordados, os dois bancos vão continuar a operar separadamente até que todos os processos relacionados com a integração estejam concluídos. Terminado o processo de fusão, as entidades combinadas vão tornar-se num dos cinco maiores bancos da Zâmbia na arrecadação de receitas, com perspectivas de se encontrarem entre os três maiores até 2027.

Esta transacção estratégica permitirá ao Access Bank expandir as suas operações, oferecendo uma série de serviços financeiros e fortalecendo o seu compromisso com o desenvolvimento económico da Zâmbia.

Nos últimos dois anos, o Access Bank tem vindo a reforçar a sua presença global em África com a aquisição, no segundo semestre de 2023, de participações de dois bancos em Angola, e a aquisição do Standard Chartered noutros países como Camarões, Gâmbia e Serra Leoa. A instituição financeira consumou ainda o negócio de Consumer, Private & Business Banking, na Tanzânia.

O Administrador-Delegado do Access Bank Mozambique, Marco Abalroado, expressou satisfação, considerando que “Esta aquisição representa um marco importante para a nossa estratégia de expansão e de crescimento contínuo,  sendo que só no último ano realizámos novas aquisições em quatro países”, acrescentando ainda que, “Estamos melhor posicionados para atender às necessidades financeiras dos nossos clientes em Moçambique e na região da SADC e acreditamos que esta integração proporcionará sinergias operacionais e estratégicas, permitindo a optimização de recursos e a oferta de serviços financeiros inovadores e eficientes”, disse o mesmo responsável Marco Abalroado.

Depois da integração total dos dois bancos, os clientes do Access Bank, na Zâmbia, tanto públicos como privados vão beneficiar de serviços mais alargados e abrangentes. No que respeita à expansão territorial, por exemplo, o acesso aos bancos vai-se alastrar para mais de 60 balcões e 5 centros de tesouraria, e uma rede de mais de 240 ATM em todo o país.

O Access Bank reafirma assim o seu compromisso contínuo de ser o Banco africano mais respeitado do mundo.