O Absa Bank Moçambique promoveu, ontem, uma sessão de formação a jornalistas com vista a capacitá-los no que toca à interpretação e compreensão de dados financeiros do sector, garantindo um melhor entendimento sobre a matéria e consequentemente um jornalismo mais direcionado e incisivo.
A acção de formação teve vários objectivos, abordaram-se várias matérias relacionadas com o sistema financeiro, o contexto operacional da banca, as normas internacionais do relato financeiro, os principais instrumentos financeiros, a inclusão financeira, os impactos das publicações na imprensa nacional entre outros aspectos.
Para a Directora do Serviço ao Cliente, Tânia Simões, “a promoção e capacitação do jornalismo nacional contribuirá para um exercício mais rico da pauta jornalística, providenciando ferramentas que subsidiam o exercício da profissão de forma universal, objectiva, imparcial e em prol da construção do conhecimento, valores estes, que o Absa Bank tem estado a incorporar na sua actuação”.
Tânia acrescentou ainda que “para o Banco, é de extrema relevância termos os jornalistas capacitados no que toca à interpretação de um Relatório e Contas do sector financeiro, pois permitirá avaliar a evolução e o crescimento da banca nacional”.
Recordar que o Absa promoveu, em Novembro de 2020, em parceria com a Universidade de Rhodes, da África do Sul, uma acção de formação a jornalistas denominada “Masterclass/Curso de Jornalismo de Dados” que visava potenciar a capacidade dos jornalistas a elaborarem reportagens sobre questões financeiras. Iniciativas que pretende continuar a levar a cabo, sendo esta uma prova deste compromisso.