O Balcão Premier do Absa Bank Moçambique vai acolher, de 21 de Outubro a 21 de Novembro de 2020, uma exposição fotográfica colectiva sob o lema “Amor”, com a curadoria do fotógrafo espanhol Héctor Mediavilla e a produção e montagem do Filipe Branquinho, artista plástico moçambicano.
Trata-se de um projecto coordenado pela Embaixada da Espanha em Moçambique e financiado pela Cooperação Espanhola, realizado por 6 fotógrafos, dos quais 5 são moçambicanos e uma residente há muitos anos, que escolheram, individualmente, um aspecto vinculado ao amor para desenvolver os seus projectos, numa perspectiva visualmente rica e impactante.
“Já se tornou parte integrante da nossa forma de estar, acolher exposições artísticas e pretendemos, ao mesmo tempo que valorizamos o trabalho dos artistas, tornar este balcão numa referência para o mundo das artes, num momento em que a continuidade das actividades é refém da capacidade de nos reinventarmos e nos adaptarmos às condições existentes. Este é um compromisso que assumimos para garantir que os nossos Clientes e público no geral permaneçam em contacto com a nossa cultura”, sublinhou o Administrador Delegado do Absa Bank Moçambique, Rui Barros.
A colectânea apresenta os trabalhos dos fotógrafos Iria Marina, Mário Cumbana, Yassmin Forte, Tomás Cumbana, Tina Kruger e Adiodato Gomes.
A exposição é resultado duma formação de fotografia organizada pelo programa “ACERCA” da Cooperação Espanhola que busca, além da capacitação, criar vínculos internacionais entre artistas.
O Absa Bank Moçambique tem estado a acolher, desde Novembro de 2019, no seu Centro Premier, exposições de diferentes expressões culturais, envolvendo diversos artistas, desde os mais conceituados aos que se pretendem afirmar no circuito das artes.
Esta iniciativa sucede a uma exposição de moda resultante de uma parceria entre o Banco e projecto Mozambique Fashion Week, que envolveu 18 estilistas moçambicanos.