Absa Bank é pioneiro na segurança bancária electrónica

223

- Publicidades -

O Absa Bank Moçambique é pioneiro em termos de segurança bancária electrónica, ao implementar sistemas inteligentes de segurança em ATM. A partir de 7 de novembro, as ATM do banco contarão com um sistema inteligente que inutiliza as notas através do uso de uma tinta permanente, indelével, rastreável e denunciante.

Sempre que ocorrer um evento de intrusão específica – as notas ficam parcialmente tingidas, cobrindo pelo menos 20% da superfície, e não devem ser aceites como forma de pagamento e/ou depositadas nos balcões/agentes.

Nos últimos anos, o nosso País registou dois eventos, bem-sucedidos, de explosões e roubos em ATM de outros bancos, além de duas tentativas frustradas, uma das quais ocorreu numa ATM do Absa.

De acordo com Denise Cruz, Directora de Canais do Absa Bank: “Decidimos implementar mais um mecanismo de segurança e dissuasão ao instalar o sistema de neutralização de notas nas ATM. Este sistema pretende reduzir o risco de roubo e circulação de dinheiro ilegal, assim como contribuir para a adopção contínua de políticas de combate à lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo”.

Em Moçambique, a gestão dos meios de pagamento electrónico é regulada pelo Banco de Mocambique, sendo necessário que todas as instituições financeiras garantam a solidez dos seus sistemas de segurança, de modo a proporcionar um maior conforto e segurança aos clientes.

“Nesta fase, orgulhamo-nos de sermos os pioneiros na introdução deste sistema”, disse Denise Cruz, Directora de Canais do Absa Bank.