Volume de importações atinge 4.435 milhões/USD no primeiro semestre

4.684

- Publicidades -

O volume das importações durante os primeiros seis meses do ano em curso totalizou cerca de 4.435 milhões de dólares norte-americanos, com destaque para o óleo de palma e soja, trigo, arroz, carnes e miudezas de aves, combustível, maquinaria, automóveis e energia eléctrica.

Dados do Ministério da Indústria e Comércio (MIC) indicam que, a nível das empresas, as principais importadoras foram a Mozal, Motraco, MEREC Industries Lda., Electricidade de Moçambique e a Vulcan Moçambique.

No período em análise entraram no país bens provenientes de 171 países, facto que corresponde a uma descida de cinco nações quando comparado ao mesmo período do ano passado, altura em que os produtos importados tiveram origem em 166 países.

Dos 171 países parceiros para as importações do país deste ano, os principais mercados são África de Sul, Emiratos Árabes, China, Índia e Singapura.

Os dados apontam que a lista dos vinte principais parceiros de origem das importações de bens não variou muito relativamente ao mesmo período de 2021, apesar da notória entrada da Austrália, Maurícias e Rússia, respectivamente em substituição do Reino Unido e Vietname.