Vale entrega salas de aula para 300 alunos em Moatize

0 68

- Publicidades -

Em Setembro, a Vale Moçambique entregou às autoridades de Moatize um bloco de salas de aula na Escola Primária Completa de Chipanga, Distrito de Moatize, em Tete. Construída de raiz, a infraestrutura é composta por 3 salas de aula, com capacidade para 60 alunos, um escritório administrativo, duas casas de banho e um tanque para o armazenamento de água.

Erguida com fundos da Vale, a nova infraestrutura foi apetrechada com carteiras e outros equipamentos, beneficiando cerca de 300 alunos, que anteriormente estudavam debaixo das árvores e em alpendres.

Durante a cerimónia, a Directora Distrital de Educação de Moatize realçou a importância da iniciativa da Vale, apelando às comunidades para preservarem a infraestrutura. “A iniciativa da Vale vai minimizar consideravelmente o défice de salas de aula. Vamos tirar pelo menos 300 crianças debaixo de alpendres e até debaixo de árvores. É dever da comunidade e da escola cuidar dessas infraestruturas para que, futuramente, continuem a beneficiar outros alunos “.

Para o Administrador de Moatize, Eugénio Pedro Muchanga, a entrega destas infraestruturas vai trazer motivação para as crianças. “É preciso que as crianças tenham onde estudar e para isso precisam de escolas com condições. Uma criança quando sabe que a sala de aulas tem ventoinhas, tem vontade de ir à escola. Quando sabe que a escola não tem condições prefere ficar em casa a passear ou a brincar”, afirmou o Administrador de Moatize.

A falta de salas de aula, é apontada como uma das principais causas do fraco desempenho pedagógico, devido a falta de concentração dos alunos e ao cancelamento das aulas em casos de chuvas ou mau tempo.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.