Vale e Tecnicol capacitam mais de 500 professores e técnicos de educação

 

 

Mais de 500 profissionais da área da educação vão ser formados numa iniciativa da Vale Moçambique em parceria com a Tecnicol, em Moatize. No dia 10 de Junho realizou-se a aula inaugural da segunda fase de Capacitação de Professores Primários e Técnicos da Educação a nível de todo o distrito de Moatize.

O Gerente de Relações com Comunidades da Vale, Horácio Gervásio, aproveitou a ocasião para lembrar aos professores o valor e a responsabilidade que os docentes têm no processo de ensino e de aprendizagem. “Acreditamos que a qualidade de ensino é que dita o desenvolvimento socioeconómico de um determinado país. E esta é garantida pela existência de um corpo docente capacitado e com a plena consciência de que o futuro do nosso país está nas suas mãos”, sustentou.

Chide Armelo, professor da Escola Primária Completa Samora Machel e beneficiário do projecto, reforçou também a necessidade dos professores adquirirem novas competências técnicas. “Precisamos desta capacitação porque estas formações melhoram o processo de ensino, adequando o nosso trabalho às novas metodologias que serão aplicadas na aprendizagem dos nossos estudantes”, explicou.

No final do evento, o Secretário Permanente do Distrito de Moatize, Salvador Zacarias, em representação do Governo do Distrito, felicitou os esforços desenvolvidos pela Vale em parceira com a Tecnicol e os Serviços Distritais de Educação, Juventude e Tecnologia de Moatize. “Pedimos o empenho, entrega e dedicação para que possam absorver os conteúdos desta capacitação, para que as ferramentas que forem partilhadas possam elevar as vossas capacidades e assim melhorar o processo de ensino e aprendizagem”, disse Salvador Zacarias.

A Tecnicol é uma instituição de formação e capacitação técnico profissional, que actua em Moçambique há mais de 15 anos, capacitando profissionais e actuando na preparação de jovens para o mercado de trabalho, incluindo o auto emprego.

Nesta segunda fase do projecto, os professores serão capacitados em áreas de ensino como matemática, informática aplicada na educação, leitura e escrita e, ainda, em outros temas transversais.

Com mais esta iniciativa, a Vale mantém o compromisso com as comunidades da sua área de acção e com os moçambicanos em geral, apostando na formação e na educação dos jovens para um melhor desenvolvimento socioeconômico do país.

Compartilhar:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Newsletter

Ao clicar no botão Inscrever-se, confirma que leu a nossa Política de Privacidade.
PUBLICIDADE