No âmbito do apoio ao combate à pandemia do novo coronavírus, a Vale assinou, no dia 17 de Abril, em Maputo, um memorando de entendimento com o Governo moçambicano. O documento foi assinado por Márcio Godoy, Country Manager da Vale em Moçambique, e Bruno Chicalia, Gerente de Relações Institucionais da empresa, e por Iolanda Sofia da Silva Santos, directora Provincial de Saúde de Maputo.
A ajuda da Vale está avaliada em cerca de USD 2,000,000.00 (dois milhões de dólares norte americanos). Esta ajuda inclui diversos materiais de higiene, equipamento hospitalar e itens de protecção individual para os profissionais de saúde e 80 mil testes rápidos.
A oferta de luvas, máscaras, óculos de protecção, botas, macacões e aventais figuram, também, da lista dos itens de protecção individual para o pessoal de saúde. Em termos de material de higiene, a doação inclui pulverizadores eléctricos, álcool de desinfecção, barras de sabão e frascos de certeza. Além disso, no que se refere a equipamentos hospitalares, serão entregues bombas de infusão, kits de colheita de amostras, aspiradores, desfibrilhadores entre outros.
O processo de entrega da doação teve início no dia 18 de Abril, em Tete. Entretanto, nos próximos dias, o apoio chegará a outros pontos do país como Maputo, Nampula e Niassa. Com o material importado, espera-se contribuir para os esforços das autoridades nacionais de saúde no combate à disseminação da doença no país.
“Estamos cientes da nossa responsabilidade, neste momento desafiador para todos. Esta intervenção demonstra o nosso compromisso com a sociedade moçambicana, porque entendemos que somos parte das comunidades nas quais estamos inseridos e também um agente importante de transformação”, disse Márcio Godoy, Country Manager da Vale em Moçambique.
A Vale reforça, ainda, que tudo está a fazer para proteger a saúde e a segurança dos seus colaboradores e das comunidades próximas às suas operações, através do reforço das medidas de prevenção amplamente divulgada pelas autoridades de saúde.