“Transformar o turismo num verdadeiro catalisador de geração de riqueza”

0 70

- Publicidades -

 

O Ministério da Cultura e Turismo, através do INATUR, realizou, recentemente, no Distrito de Matutuine, Província de Maputo, uma série de actividades alusivas às celebrações da Semana do Turismo.

As actividades incluíram a excursão estudantil à Reserva Especial de Maputo (REM), que incorporou o “game drive” (safari) bem como a palestra subordinada ao tema “Impacto da Caça Furtiva no Turismo/Educação Ambiental”, proferida pelo ambientalista Carlos Serra Jr. e o Administrador da REM, Miguel Gonçalves.

A Ministra da Cultura e Turismo, Eldevina Materula, na ocasião, exaltou as conquistas do sector, referindo que vários são os desafios acalorados pela actual conjuctura sócio-económica, que se impõem ao sector do turismo. Mesmo assim, o sector continua somando, de forma incessante, grandes conquistas. Por exemplo, a recente eleição de Moçambique a Membro do Conselho Executivo da Organização Mundial do Turismo, no período de 2021-2025. A eleição representa uma oportunidade ímpar para a recuperação de África no pós-COVID-19 e para o empoderamento das comunidades rurais na transformação do turismo num verdadeiro catalisador de geração de riqueza.

Durante a palestra, o Ambientalista, Carlos Serra, aponta, “Há um trabalho que tem que ser feito a todos os níveis na consciencialização e na sensibilização. Há muitos anos que falamos de educação ambiental, mas ela ainda não é assunto de massificação, ainda não é tratado a nível de estratégias. A mudança requer um trabalho diário, isso significa que a educação ambiental formal tem que fazer a diferença e temos que trabalhar todos, o que vai, seguramente, ajudar muito num turismo que respeite o ambiente”.

Após a palestra, seguiu-se  para Ponta Mamoli, em Zitundo, onde a Ministra da Cultura e Turismo, Eldevina Materula, fez a atribuição do Selo Limpo e Seguro ao estabelecimento turístico White Pearl, tendo antes feito a verificação das condições sanitárias exigidas para a certificação.

“O Selo é a concretização de uma resolução comum dos problemas que hoje todos os espaços turísticos enfrentam para se posicionarem como destinos turísticos seguros”, afirmou Eldevina Materula.

Para além da Ministra da Cultura e Turismo, participaram nestas actividades a Directora Nacional-Adjunta do Turismo, Gisela Malauene, o Director-Geral do INATUR, Marco Vaz dos Anjos, o Director Provincial da Cultura e Turismo, Lúdgero Gemo, a Administradora do Distrito de Matutuine, Júlia Mwito, o representante da Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC) entre outras individalidades e quadros do sector e áreas afins.

Refira-se que as actividades desta sexta-feira estiveram inseridas na Semana do Turismo que  decorre sob lema “Turismo para um Desenvolvimento Inclusivo”, cujo momento alto assinala-se esta segunda-feira, 27 de Setembro, Dia Mundial do Turismo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.