Total garante financiamento de US $ 15,8 bilhões para projeto de gás em Moçambique

862

- Publicidades -

A Total, principal petrolífera francesa, garantiu US $ 15,8 bilhões em financiamento para seu projeto maciço de gás natural liquefeito (GNL) no norte de Moçambique, de acordo com a unidade local do credor sul-africano FirstRand, a FNB Moçambique.

Num comunicado de imprensa publicado na quarta-feira, o FNB Moçambique disse que os contratos de financiamento para o sucesso de bilheteria da Total foram assinados na sexta-feira. Embora isso tenha sido amplamente divulgado na media local na época, a Total não confirmou a assinatura.

“O FNB pretende entrar em outros grandes projetos de gás natural em Moçambique, assim como entrou no financiamento da Total, em um consórcio de 20 instituições bancárias que concederam US $ 15,8 bilhões, para os quais os últimos contratos foram assinados na última sexta-feira”, afirmou.

A unidade corporativa do banco de investimento da FirstRand, Rand Merchant Bank (RMB), já havia dito anteriormente que fazia parte do consórcio.

O projeto, Moçambique LNG, é um dos vários que estão sendo desenvolvidos no extremo norte do país, após uma das maiores descobertas de gás em uma década, na costa.