A Globeleq, empresa independente líder de geração de energia em África, e os seus parceiros, Source Energia – empresa independente de desenvolvimento de projectos de energia da África Lusófona e a Electricidade de Moçambique, E.P. (EDM), concessionária de energia moçambicana, anunciam o fecho financeiro do projecto da Central Solar de Cuamba de 19 MWp (15 MWac), com 2 MW (7 MWh) de baterias para armazenamento de energia.
O projecto, avaliado em 36 milhões de dólares americanos, localiza-se no distrito de Cuamba, província de Niassa, fornecerá energia através de um acordo de compra de energia com a EDM por um período de 25 anos. Trata-se de um projecto pioneiro de produtores independentes (IPP) em Moçambique, integrando baterias de armazenamento de energia da rede ligada à subestação de Cuamba.
Quando operacional, a Central Solar de Cuamba irá fornecer energia suficiente para cerca de 21.800 consumidores e prevê a redução de mais de 172,000 toneladas de emissões de CO2. Espera-se, igualmente, que a Central Solar de Cuamba forneça energia pela primeira vez no segundo semestre de 2022.
O Emerging Africa Infrastructure Fund (“EAIF”), membro do Private Infrastructure Development Group (“PIDG”), disponibilizou 19 milhões de doláres americanos em financiamento de dívida. A PIDG´s Viability Gap Funding (VGF) disponibilizou, por sua vez, 7 milhões de doláres americanos para garantir uma tarifa acessível para EDM. Já a CDC Plus, instituição de assistência técnica do Grupo CDC, concedeu uma doação de 1 milhão de doláres americanos, que irá ajudar a financiar as baterias de armazenamento de energia.
Olivia Carballo, Directora da Ninety One Ltd., refere que “este é um projecto pioneiro para EAIF e PIDG. Felicitamos a Globeleq, Source Energia, EDM e o Governo de Moçambique por terem alcançado este marco importante, com a implantação de mais uma tecnologia solar para a rede da região norte do país e pela instalação das primeiras baterias de armazenamento de electricidade de escala de rede em Moçambique”.
Por seu turno Sarah Marchand, Diretora do CDC, CDC Plus, disse: “Estamos muito satisfeitos em apoiar uma das primeiras soluções de baterias de armazenamento em escala de rede da África Subsaariana. Em linha com a ambição do CDC de catalisar a adopção de soluções de armazenamento em todo o continente, o CDC Plus também irá apoiar na captura e disseminação de conhecimento sobre o impacto operacional, econômico e de desenvolvimento de componentes das baterias”.
Em nome dos proprietários do projecto, Mike Scholey, CEO da Globeleq, acrescentou que “com os desafios contínuos causados pela pandemia da COVID 19, estou orgulhoso que a equipa tenha alcançado o fecho financeiro e de podermos começar a construção do primeiro projecto de armazenamento solar e de energia do país. Continuamos a apoiar e a acreditar na visão do Governo de Moçambique nas suas iniciativas para apoiar o Acordo de Paris e fornecer aos moçambicanos opções alternativas de energia limpa e de qualidade”.
Para o PCA da EDM. Eng. Marcelino Gildo Alberto, este projecto “representa uma demostração do esforço da empresa na busca de soluções sustentáveis para acelerar o acesso de energia aos moçambicanos de forma sustentável e acessível. Em cumprimento do Plano Quinquenal do Governo, que prevê a introdução de 200MW em energias renováveis, a EDM coloca-se na vanguarda da transição energética em alinhamento com os acordos de Paris para diminuição do aquecimento global”.
Por sua vez Pedro Coutinho, CEO da Source Energia, disse, “estamos muito satisfeitos por mais uma vez contribuir para o desenvolvimento do sector de Energia de Moçambique e esperamos apoiar o crescimento do sector no país. Os nossos agradecimentos aos nossos parceiros de projecto e financiadores pela sua paciência e compromisso incomparáveis durante a fase de desenvolvimento”.
Mencione-se que o projecto da Central Solar de Cuamba prêve a contratação de cerca de 100 trabalhadores na fase de construção e será dada prioridade de recrutamento à comunidade local.