O primeiro carregamento via marítima das areias pesadas de Chibuto, poderá ser feito até Agosto deste ano, em função da conclusão das obras de construção da Doca para a exportação daquele minério no distrito de Chongoene, na província de Gaza.
A garantia foi dada a conhecer pelo gestor do projecto e executor da obra, para quem a empreitada voltou a decorrer num ritmo satisfatório, depois da paralisação registada em Dezembro passado por dissentimento com as comunidades.
You Jian Ping, citado pela Rádio Moçambique (RM), explicou que a construção da Doca de Chongoene está dividida em três fases, sendo que a primeira, será concluída até Agosto próximo, período que poderá iniciar a exportação das areias pesadas de Chibuto a partir daquela infra-estrutura marítima para vários países do mundo.
De acordo com a fonte acima citada, estes dados foram apresentados terça-feira ao Primeiro Secretário do Comité Provincial do partido Frelimo em Gaza, Daniel Matavel, que visitou o local da construção da doca em Chongoene, numa visita de trabalho ao distrito.
Daniel Matavel considera que a Doca de Chongoene vai dinamizar o desenvolvimento da região e do país, através da criação de postos de trabalho e empreendimentos paralelo.
A Doca de Chongoene, vai exportar de seis a oito milhões de toneladas de areais de pesadas de Chibuto, por ano.